O Programa ID JOVEM foi lançando em Rosário do Catete nesta quinta-feira (17) no Cine Teatro Municipal. O evento contou com a presença de autoridades locais e de representantes do governo do estado que estiveram diante de uma platéia repleta de jovens. Apresentações teatrais e de dança deram um toque especial ao momento dedicado ao lançamento do programa que dá início a uma série de atividades promovidas pelo governo municipal para a garantia de políticas públicas voltadas para a juventude local.
“Nossa administração tem aberto as portas para a juventude rosarense, um exemplo bem claro disso é a composição do staff de secretários formados por jovens nascidos ou criados aqui na cidade. Acredito no potencial técnico que cada um deles possui e temos desfrutado de um ânimo renovado com ideias e formas de ajudar na inovação administrativa. Como prefeito fico feliz em receber o lançamento do programa ID JOVEM no dia de hoje e desta forma selarmos mais uma vez o compromisso de construir uma cidade melhor e sempre olhando para o futuro de nossa gente”, afirma o prefeito Etelvino Barreto.
O evento contou ainda com a presença do artista plástico Lello Araújo que durante o momento do lançamento do programa criou uma tela usando técnicas de areografia. Lello Araújo é artista plástico da cidade de Lagarto e tem trabalhos consagrados em todo estado e no Brasil. “Rosário do Catete é um celeiro de história, memória e de muitos artistas. Este contato inicial que estamos tendo no dia de hoje com a juventude local é um ensaio de oficinas e criações que temos idealizado para o município, não só para produzirmos arte na cidade, mas para despertarmos novos artistas plásticos na aerografia, grafite e outras tantas formas de manifestação da arte”, afirma Lello Araújo.
Na oportunidade foram apresentados jovens do município que estão integrados nos esportes radicais, ciclismo, artes marciais, dança e teatro a exemplo do grupo de dança Star Dance do povoado Siririziho e do Grupo Teatral Filhos da Terra, formados por jovens de Rosário do Catete que tiveram oportunidade de apresentar o que de melhor eles tem produzido.
“Estamos no dia de hoje dando início a uma série de projetos que o prefeito Vino tem para a juventude local. Mesmo ainda não tendo um espaço físico dedicado a juventude de nossa cidade, temos a certeza que com o lançamento do ID JOVEM, que consolida alguns direitos já conquistados por nós jovens brasileiros abrirá as portas para muitas outras conquistas. A Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, está de braços abertos para receber vocês e para juntos lutarmos por mais espaço e por garantias que já são nossas”, afirma Jean França, Diretor de Políticas Públicas para Juventude.
“Apesar de toda política voltada para a criança e adolescente que tem suas garantias estabelecidas por meio do SUAS, CRAS, CREAS e todo o conjunto de políticas sociais que fazem parte das diretrizes municipais, estaduais e federais para a garantia de direitos. Nós temos um vácuo de políticas públicas na faixa etária em que trabalhamos que é formada por jovens de 15 a 29 anos. Estes jovens estão transitando na formação social, envolvidos em manifestações culturais, política, religiosidade, arte, música, esporte e outras tantas coisas que permeiam os interesses diversos desta faixa etária. As políticas públicas que a SNJ e os diversos departamentos de promoção de políticas públicas nos estados e municípios estão encabeçando servem justamente para canalizar estes recursos e motivar os governos municipais e estaduais a trabalhar esta juventude conforme as prioridades identificadas. Nós que somos promotores e representantes destas políticas precisamos ser provocados por vocês para que os anseios sejam atendidos em suas diversas necessidades”, afirma Fredson Santana, Coordenador de Juventude do Governo do Estado
ID JOVEM
Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.
Cultura, lazer e esporte:
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
Transporte:
São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Para mais informações acesse a seção de dúvidas, ou confira as regras contidas no Decreto 8.537/2015.
Passo a passo
Para a emissão é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.
Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.
Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Por Secom/Rosário do Catete