Equipes de auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizaram na noite do último sábado, 12, a apreensão de uma carga de cerveja no Município de Propriá devido à documentação apresentada não corresponder ao volume e ao tipo de operação de venda relacionada ao carregamento.
Segundo explicou o gerente de Ações de Trânsito da Sefaz, Clóvis Moraes de Souza, uma carreta estacionada no pátio do Posto Fiscal de Propriá contendo diversos paletes de cerveja despertou a atenção de auditores fiscais. O condutor do veículo simulou estar lanchando nas imediações do posto e foi abordado pelos auditores para que apresentasse a documentação da carga. Ao apresentar a documentação, verificou-se apenas alguns cupons fiscais, de venda a consumidor em operações internas, que não acobertam legalmente o trânsito interestadual. “O transporte da carga também estava desacompanhado de outros documentos exigidos pela legislação tributária, a exemplo do Manifesto Eletrônico, Conhecimento de Transporte e comprovante de pagamento do ICMS”, explicou.
O veículo foi remetido para a sede da Central de Comandos da Sefaz, na entrada de Aracaju, para a apuração de informações complementares. Além desta ocorrência, a Sefaz tem identificado outras situações de irregularidade fruto da intensificação da fiscalização nas divisas e em pontos estratégicos de diversas localidades do Estado, a fim de fechar o cerco e diminuir as rotas de fuga e evasão de tributos.
Por Ascom/Sefaz