“A ideia de expor o meu artesanato ‘balançou’ a região”, disse entusiasmada a artesã Maria de Bel, 30 anos, residente há sete anos na comunidade Saquinho, ela que teve a oportunidade na tarde deste domingo, 13, de expor o seu trabalho artesanal durante a I Exposição de Artesanato das Comunidades.
A exposição teve o apoio do Governo do Município de Poço Verde, objetivando divulgar a cultura poço-verdense aos moradores da comunidade Saquinho e adjacências, possibilitando assim que visitantes conheçam os produtos artesanais produzidos por Maria de Bel.
De acordo com a visitante Zefira Maria Leal, iniciativas como essa valoriza o artesanato local. “Vim passear e aproveitei para conhecer o trabalho dela. Não é em todo lugar que encontramos a arte – atividade que requer tempo e amor” aponta.
O vereador Rivan Francisco também prestigiou. Para ele, a verdadeira arte consiste em dar moldura à técnica, e não descria-la. “O incentivo à exposição é uma forma de promover a divulgação da cultura e a perpetuação da tradição poço-verdense nas suas diversas formas e cores, fomentando a socialização”, afirma.
Com quatro anos de profissão, Maria de Bel agradeceu o apoio do Governo do Município de Poço Verde. “Melhor que esse evento, só outro desse”, comparou, esclarecendo que há muito tempo buscava apoio e não conseguia. “Já batir em várias portas, todas fechadas! Até que fui a Prefeitura e encontrei o apoio que precisava. Obrigado prefeito Iggor Oliveira”, reconhece.
Já o secretário Municipal de Obras e Urbanismo, vereador Dii de Nilo, presente no evento reafirmou a importância da exposição. “Que essa primeira iniciativa possibilite expandir para outras regiões do município, gerando vendas e rodadas de negócios”, opinou.
Óleo de coco
Maria de Bel também relata que produz óleo de coco natural. “Muitas pessoas vem aqui comprar, seja para hidratar o cabelo, comer com beiju, no pão, usar em frituras. Tem pessoas que até usam em rachaduras nos pés”, concluiu confiante no trabalho que realiza, o qual lhe tirou da depressão. “Até a TV Aperipê já teve aqui conhecendo o meu trabalho”.
Por Ascom/Prefeitura de Poço Verde