Uma verdadeira busca ativa foi realizada durante toda a última segunda-feira, 07, pelas equipes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (Semeltju), com o objetivo de recrutar os trabalhadores de bares, lanchonetes e restaurantes do município para participar dos cursos de garçom e auxiliar de cozinha.
A ação é fruto da parceria firmada entre a Gestão Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e irá beneficiar 50 trabalhadores do segmento em Nossa Senhora do Socorro. “Realizamos essas visitas de forma direcionada, pois nosso objetivo é oferecer aos profissionais da área capacitação específica, garantindo que o serviço prestado aos socorrenses e turistas que nos visitam seja o melhor e mais cativante possível”, explica o secretário, Francisco Carlos.
Entre os pontos turísticos visitados estão a Prainha do Porto Grande e a Orlinha do Povoado São Braz, onde o fluxo de turistas é mais intenso. “Focamos nesses pontos, pois sabemos o quanto esses locais já são visitados e conhecidos, mas também estivemos em vários outros estabelecimentos comerciais, como os do Conjunto João Alves Filho. Fechamos as duas turmas e nossa expectativa é iniciar as capacitações até o final deste mês”, complementa Francisco.
Ao todo foram ofertadas 25 vagas para cada um dos cursos. “As aulas serão ministradas no Sesi do Marcos Freire I, para os garçons, e na cozinha no restaurante popular para os auxiliares, proporcionando uma vivência direta dos estudantes com o ambiente de trabalho. Será um curso bem completo, com 40 dias de duração e ao final todos os participantes receberão certificação”, finaliza o secretário da Semeltju.
Senac
A parceria com o Senac no município é fruto do contrato firmado entre a instituição e o Governo do Estado, para execução de cursos de capacitação profissional, onde a participação da Prefeitura é de extrema importância, pois sendo parceira desta empreitada facilitará toda logística para que o curso possa obter bons resultados. Para a execução das ações educacionais do citado contrato, houve o financiamento com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Fonte: Secom/Prefeitura de Socorro