O Governo Municipal de Rosário do Catete prioriza cuidar das pessoas, honrando seus compromissos e resgatando a dignidade dos rosarenses. Dito isso, na última sexta-feira (04), através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social houve o lançamento da primeira edição/2017 do PIS – Programa de Inclusão Social.
Utilizando os dados do Cadastro Único como ferramenta de gestão, foram 105 famílias rosarenses beneficiárias nesta primeira edição. O Cadastro Único (Cad Único) para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, que pode ser utilizado para diversas políticas e programas sociais voltados a este público. Por meio de sua base de dados, é possível conhecer quem são, onde estão e quais são as principais características, necessidades e potencialidades da parcela mais pobre e vulnerável da população.
Por isso, o Cadastro Único é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todos os âmbitos da federação que visam promover a inclusão social.
A inclusão social faz com que todos descubram a dimensão da importância do ser humano. Segundo o representante financeiro da SEMADES, Moacir Mota, na atual gestão não houve sintomas de fraquezas, e, sim, a notoriedade da força de trabalho de todos que integram a administração pública municipal.
“Vamos conseguir avançar ainda mais, incluindo mais pessoas de forma gradativa e com responsabilidade. Este não é um programa eleitoreiro, destinado para quem votou em A ou B. Pelo contrário, todos que tiverem direito, irão receber o benefício”, afirma o prefeito Vino Barreto.
Vereadores presentes defendem o interesse comum da população
“Somos todos um só quando o assunto é trabalhar pelo povo. Não há oposição ou situação”, defende o vereador Walter Barreto.
“Não deve existir diferença entre nós, o benefício movimenta a cidade e favorece a população. E eu, quero registrar parabenizando e abraçando o meu amigo e prefeito Vino”, ressalta o vereador George Santana.
“O governo municipal honrando mais uma vez seus compromissos, a população sai ganhando e isto é a prova que estamos no rumo certo”, afirma o veredor Manoel Santana (Dedeu).
O PIS passa por um trabalho de profissionalização, dando fim a burocracia, filas e as esperas
De acordo com o secretário de assistência, Elisson Silva, melhor garantir a qualidade do que a quantidade sem continuidade. Os programas sociais precisam garantir a independência das famílias e serem executados com muita seriedade.
Com a utilização do Cadastro Único é possível aumentar o número de famílias cadastradas, enquanto suas informações ganham mais qualidade.
“Tudo foi construído com a responsabilidade e dedicação da equipe, com a cooperação de todos os envolvidos para que os resultados fossem favoráveis, obedecendo o princípio de garantia de direitos e respeitando as condicionalidades do programa”, defende a primeira dama do município, Dona Nena.
É válido ressaltar ainda que o benefício é temporário e que para permanência da família habilitada, a mesma precisa participar das ações socioeducativas, palestras que envolvam temas sobre saúde, educação, assistência, moradia etc. Também é previsto na lei do programa a importância de manter os dados sempre atualizados.
“O benéfico chega em boa hora para complementar no orçamento de casa. O prefeito e o secretário são compromissados com seu povo”, afirma a dona de casa M. J. dos Santos .
Por Secom/Prefeitura de Rosário do Catete