Em comemoração à semana do produtor rural e em especial, ao Dia do Agricultor, celebrado nesta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP) realizou o 1º Dia de Campo para os produtores rurais do município.
O objetivo do evento, segundo o secretário da SMAP, David Lopes, foi apresentar a esses produtores os trabalhos desenvolvidos pela secretaria e os projetos que ainda serão executados. “Temos realizado diversas atividades que abrangem as áreas de atuação do produtor rural e por isso resolvemos fazer em um dia só uma amostra de tudo isso para apresentar aos produtores e à comunidade em geral. Foi uma manhã bastante produtiva em que aproveitamos para fortalecer as parcerias e os projetos que estamos realizando no município”, afirmou.
De maneira dinâmica e interativa, especialistas expuseram seus trabalhos para os produtores rurais, que puderam esclarecer suas dúvidas. “Foi um momento em que eu pude passar meu conhecimento acerca das alternativas alimentares para ruminantes, a exemplo de algumas plantas que não são tão usuais para esse fim no dia a dia, embora seu plantio seja tão comum em nossa região. A ideia é que os produtores sejam conscientizados para a necessidade de se preparar para momentos adversos, a exemplo da seca”, relatou o pesquisador da Embrapa, o agrônomo Evandro Muniz.
Participando do 1º Dia de Campo, o produtor rural Vanderilio de Andrade, agradeceu aos organizadores do evento pela iniciativa. “Temos um custo muito alto para comprar o alimento padrão dos animais, que é a soja e o milho. E neste evento, aprendemos que há alternativas muito mais econômicas para alimentar nosso gado. Ao longo da manhã recebemos muitas orientações, ganhamos mudas, sementes e até mesmo alguns brindes. Foi muito bom. Só tenho a agradecer a todos”.
Presente no evento, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância de trabalhar para servir à comunidade. “Esse evento merece um grande destaque, pois consegue unir a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, aos produtores rurais do nosso município. Aqui em Socorro, temos muitas famílias que sobrevivem da agricultura e pecuária, por isso temos sempre que apoiá-las em suas atividades diárias”, destacou.