Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Marcos Santana conversou com os diretores de todas as escolas e creches da rede municipal para alinhar questões relativas à administração e também elaborar o caminho para melhorias no tocante ao nível educacional dos estudantes sancristovenses. Na ocasião, a secretária municipal de educação, Andréa Hermínia de Aguiar Oliveira, informou mudanças no processo administrativo, com foco na resolução de questões ligadas a parte pedagógica e física dos prédios escolares.
“Estamos alinhando nossas diretrizes, dando conhecimento aos gestores de nossas escolas sobre o que vem a ser a nossa linha de pensamento, no tocante à educação. Estas pessoas foram escolhidas para administrar nossas escolas e formam a representação da política educacional que implantamos em nossa cidade. Já nos reunimos antes, mas este encontro foi específico para discutir ações práticas, debater e esclarecer paradigmas, quebrando ideias preconcebidas sobre a atual forma de administrar e planejar a educação. Foi um momento muito rico, e que vai permitir que possamos trabalhar pensando em elevar o nível de ensino do nosso município, para evitarmos repetições negativas relacionadas aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Prova Brasil, por exemplos. Estamos vendo hoje, o reflexo das avaliações de 2015, onde a falta de planejamento no quesito pedagógico ocasionou índices ruins de qualidade do ensino local, e nós vamos mudar este quadro negativo. Para tanto se faz necessário o apoio e empenho de todos que fazem a educação sancristovense”, enfatizou Marcos Santana.
A secretária de educação, Andréa Hermínia de Aguiar Oliveira, apresentou as coordenações que serão comandadas por Walléria Macário e Deise Barroso, e que reorganizarão os fluxos administrativos dentro da secretaria. “Aproveitamos o encontro, que foi uma solicitação do prefeito, para que nossos gestores falassem suas impressões sobre o primeiro semestre, pontuassem o cotidiano de suas unidades de ensino e suas impressões sobre o desenvolvimento da educação em nossa cidade. Também apresentamos as diretorias de educação básica, que cuidará dos aspectos estruturais de cada unidade escolar, sob responsabilidade de Deise Barroso e a diretoria pedagógica, que lidará, exclusivamente, com os aspectos de ensino e da aprendizagem dos alunos, tendo Walléria Macário como responsável técnica neste setor. Aproveitamos também para pontuar os novos processos de trabalho que facilitarão as ações do segundo semestre”, explicou a secretária.
Para Marivânia S. S. Nascimento, diretora da escola Adilma Lima, o primeiro semestre foi desafiador, porém, já faz parte do passado. “Enfrentamos períodos ruins por conta das chuvas, que todos os anos alagam nossa escola. Tivemos que interromper nossas aulas, mas não vamos atrasar o ano letivo dos alunos, pois reorganizamos o tempo. A escola passou por uma reforma, as aulas voltaram a acontecer normalmente e encerraremos o semestre com saldo positivo, devido ao empenho e todos os membros da Adilma Lima. De forma geral, o ensino municipal em São Cristóvão melhorou muito, o material escolar dos alunos é completo, nos dar respaldo para ensinarmos de forma abrangente e este ano não registramos problemas relacionados à merenda. Sempre recebemos os alimentos, antes mesmo da remessa anterior esgotar”, pontuou.
Segundo Maria Luiza Moura de Araújo, professora responsável pela creche Nilza Oliveira de Andrade, no Alto Santo Antônio, a programação dos seis primeiros meses do ano foi cumprido à risca. “Um ponto que merecemos destacar foi a atuação da coordenadora de Educação Infantil, Thallyta Aragão que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, trouxe um pediatra para clinicar dentro de nossa creche. Isto nunca havia acontecido e os pais adoraram a ideia. É preciso enaltecer as ações da Secretaria Municipal de Educação, que vem agindo de forma transparente, abrindo as portas para o diálogo conosco. O prefeito Marcos Santana está fazendo um trabalho valioso para nossa cidade”, elogiou.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão