A fim de promover melhorias na estrutura física das escolas municipais, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou mais uma mobilização, em conjunto com a comunidade, na manhã desta segunda-feira, 17. Desta vez, a ação foi executada na escola que leva o nome da cidade, a qual fica localizada na avenida principal do conjunto João Alves.
Trabalhando junto à equipe, o prefeito Padre Inaldo destacou a importância do mutirão de limpeza e ressaltou ser este, o segundo realizado somente neste ano. “Num momento de crise o qual não temos condições de construir e reformar todas as escolas, precisamos buscar alternativas para trazer melhorias ao município. Já realizamos um mutirão no início do ano na creche Irmã Dulce e hoje viemos à escola Nossa Senhora do Socorro. As ações não vão parar. Nossa pretensão é realizar um mutirão por mês para atingir o máximo de escolas”, afirmou.
Segundo a secretária de Educação, Marieta Barbosa, à medida em que servidores, pais e alunos se unem na realização do mutirão, eles passam a valorizar ainda mais a escola e contribuem para a sua manutenção. “Temos uma equipe de profissionais que se dedicou para que essa reforma acontecesse. No mutirão de hoje, vieram servidores da Prefeitura, vereadores e a própria comunidade. Essa soma de esforços é muito importante, porque eles se sentem parte do processo e ajudam a manter a escola limpa e organizada”, relatou.
A escola, fundada em 1997, atualmente possui 410 alunos matriculados e desde que foi construída nunca havia passado por uma reforma estrutural deste porte. “Estávamos precisando com urgência de uma reforma para atender melhor os alunos. Esse é um sonho antigo de todos nós e estamos todos ansiosos para voltar às aulas amanhã. Tenho certeza que os pais, os alunos e até mesmo os professores irão amar a nova aparência, pois reestruturamos tudo, desde os pequenos reparos até à parte elétrica”, contou a diretora da escola, Rosineli Silva.
Quem também esteve presente na ação foi a ex-aluna da escola e atual servidora da equipe de manutenção da Semed, Roberta Venâncio. “Quando entrei na escola antes da reforma, vi que estava igual a 2002 quando eu estudei aqui. Então analisamos, planejamos e colocamos ‘a mão na massa’. Reformamos a escola praticamente 100%. Estou extremamente gratificada, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, por poder contribuir com a reforma. Quero que meu filho, que está a caminho, possa estudar na escola em que a mãe estudou e que agora ela está nova e com ainda mais qualidade”.
Para Miriam Lima, mãe de ex-estudantes e avó de Rayra Lorrana, atual aluna, a comunidade só tem a agradecer à Prefeitura por esse grande mutirão. “Só tenho coisas boas para falar dos servidores dessa escola. Todos sempre se empenham para passar uma educação de qualidade aos nossos filhos. Mas estava faltando uma estrutura que acolhesse melhor os alunos. Agora com essa reforma, estou ainda mais agradecida ao prefeito. Minhas filhas já estudaram aqui e agora é minha neta. Parabéns a todos que contribuíram para o mutirão dar certo”, agradeceu.
Por Isadora Pinho