Lagarto anda em passos largos para um maior desenvolvimento, tanto territorial, quanto na sua qualidade de vida.
Recentemente, o município foi o foco das atenções da mídia do Estado de Sergipe, isso, devido, à instalação do Instituto de Prevenção e Combate ao Câncer Anna Hora Prata, do Hospital de Câncer de Barretos.
O Instituto pretende atender um número equivalente a 100 mamografias diárias e tem por público-alvo mulheres de 40 a 69 anos.
Além da unidade fixa, localizada à Rua Simão Dias, 385, em Lagarto, o Instituto possui também uma unidade móvel (Carreta de Combate e Prevenção), adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera. São realizados diversos procedimentos nessas unidades: mamografia, exames de elucidação diagnóstica, consultas e biópsias.
Sabendo da importância da referida unidade para Lagarto, o Secretário Municipal de Saúde, Alberto Cavalcante, foi até o instituto conhecer melhor toda estrutura e disponibilizar o Fundo Municipal de Saúde para novas parcerias. “Já tivemos bons resultados com o caminhão de combate e prevenção que esteve na área do Festival da Mandioca e realizou mais de 130 atendimentos. Vamos estar sempre à disposição para que novas parcerias venham a acontecer e beneficiar os moradores”, colocou Alberto.
Segundo Raphael Haikel, médico responsável pelas unidades de prevenção da instituição, cerca de 165 mil mulheres serão beneficiadas por ano. Os atendimentos públicos serão realizados em Lagarto e em mais 20 cidades através da unidade móvel de prevenção (carreta equipada com máquinas de exames).
Fonte: Secom/Prefeitura de Lagarto