Na noite da ultima sexta-feira, 07, turmas dos cursos de Garçom e Cozinha, do povoado Caueira, participaram de um evento de relato de experiências, promovido pelo Senac, com o objetivo de socializar os conhecimentos por região. Os cursos são ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Senac e Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.
O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique Santana, participou do evento e destacou a importância da realização desses cursos para a população. “Nós trazemos aqui os cumprimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, que promove vários cursos por todo estado de Sergipe, pois nós entendemos que um momento como este que nós estamos vivendo, momento de desemprego e muita dificuldade, a gente precisa, cada vez mais, capacitar as pessoas para que possam ingressar no mercado de trabalho. Esse programa em que vocês estão sendo capacitados, através do Senac, é o Programa Prodetur, que é um parceria entre o Banco Mundial e o Governo de Sergipe. Até o final de 2018 serão quase 5 mil pessoas do Estado beneficiadas”, afirmou o secretário.
O gerente da Unidade Móvel do Senac, Edivaldo Costa Fontes, enfatizou sobre o objetivo do projeto realizado com os alunos do Polo da Costa dos Coqueiras, Região Sul. “Esse projeto é uma maneira de socializar os conhecimentos por região, neste caso, Estância, Itaporanga, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba, então queremos socializar entre eles o que realmente eles aprenderam, para passar o que eles têm de bom naquele município, para o outro município. Além de valorizar, por exemplo, os pontos turísticos de Indiaroba que Estância não conhece, e os pontos de Estância que Indiaroba não conhece, e assim sucessivamente. Então o foco foi esse. Nesse trabalho cada município vai apresentar o seu potencial turístico”, disse o gerente.
A secretária adjunta de Assistência Social e Trabalho, Jane Almeida, esteve no evento representando o prefeito Otávio Sobral e a secretária de Assistência Social, Izabel Cristina. “Nós aproveitamos para agradecer ao Governo do Estado pelo trabalho brilhante que vem desenvolvendo no nosso Estado. Queremos, também, parabenizar o Senac pelo trabalho muito importante que desenvolve no Estado, e pela parceria com os municípios, pois essa parceria tem dado bastante resultado. Acredito que é preciso dar continuidade a esses trabalhos que são bastante significativos para a população”, destacou.
Ana Cristina Santos Feitosa é dona de casa e moradora do povoado Caueira. Ela destaca a importância da realização dos cursos para a comunidade. “Assim que iniciei o curso, foi muito bom, pelo fato de eu já ter atuado na área. Foi essencial para eu ter outros conhecimentos, pois adoro cozinhar e esse foi um dos motivos de eu fazer o curso de cozinha. Pra mim foi uma oportunidade de crescer bastante na área de trabalho. O curso de cozinheiro foi o mais importante pra mim, não ia fazer o de garçom, mas acabei me matriculando e estou gostando, uma experiência nova, conhecendo outros lugares, trocando experiências, conhecendo outras pessoas, histórias. E essa experiência de hoje é muito importante, porque a gente está conhecendo outros alunos, outras experiências, outros conhecimentos”.
Já a dona de casa Nívea da Paixão, faz o curso de cozinha e fala da oportunidade de se capacitar na sua própria comunidade. “Em Caueira nunca mais havia tido um curso profissionalizante, então quando veio a oportunidade agora, nós logo nos interessamos em fazer. Pra mim, é gratificante. Eu me matriculei no de Cozinha achando que a gente já ia colocar a mão na massa e não foi bem assim, tivemos aulas teóricas muito importantes, está sendo bem especializado mesmo. Outra questão, é que esses cursos naquela região estão sendo bastante valorizados pelos moradores, e com o apoio da Prefeitura, está sendo muito bom. E essa troca de conhecimentos, é uma forma da gente também aprender”, concluiu.
Fonte: Secom/Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda