O turismo religioso foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, 07. A pauta tem sido um dos focos de atuação do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado do Turismo, para fomentar o turismo sergipano.
“Sergipe tem que ser o roteiro primário para os turistas. Somos pequenos, de fácil locomoção e com muita coisa a mostrar no segmento religioso. Exemplo disso são os municípios de São Cristóvão e Laranjeiras, que deveriam estar nos principais roteiros religiosos do Brasil”, destacou o secretário Fábio Henrique.
O diretor da operadora Catedral, maior operadora do turismo religioso do Brasil, Claudemir Carvalho, disse que está encantado com o estado. “O turismo religioso tem como base a família recebendo a outra família. Com o turismo religioso, todos ganham, do poder público, passando pelas igrejas, os comerciantes e, principalmente, a comunidade”, detalhou Claudemir.
A audiência pública é parte integrante de um projeto do deputado Moritos Matos, que objetiva o desenvolvimento dessa vertente turística em Sergipe. Para ele, esse encontro foi fundamental e contou com a junção de diversas religiões para o desenvolvimento nesse novo nicho de mercado.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (Abih), Daniela Mesquita, reforça que Sergipe possui potencial para o turismo religioso. Ela afirma que esse tem sido um momento difícil para o setor por conta da crise econômica, mas que o turismo religioso ajudará muito para atrair novos turistas e fomentar o mercado.
Histórico
Em junho, uma equipe da secretaria de Estado do Turismo participou da ExpoCatólica, no Expo Center Norte, em São Paulo. A ExpoCatólica é considerada a principal feira de negócios do segmento católico no país e tem o objetivo de promover o turismo religioso, além do mercado de livros e artigos religiosos, da música católica e da própria Igreja.
No dia 20 de maio, o secretário Fábio Henrique esteve em Campinas, na Operadora Catedral, para conversar sobre a inclusão de Sergipe no destino da agência. Em conversa com o diretor da Catedral, Claudemir Carvalho, o estado tem condições de ser inserido na rota dos turistas portugueses e italianos, que escolhem o Nordeste para conhecer a história das igrejas e suas influências nas comunidades.
Diocese
Em março, o governo do Estado e a Arquidiocese se uniram com o foco na promoção do turismo religioso. “Além da participação da Igreja na história de Sergipe, temos belas igrejas em vários municípios”, destacou Dom João José Costa, arcebispo metropolitano de Aracaju.
Fonte: ASN