Baseando-se no grande desenvolvimento que o Município de Lagarto vem obtendo nos últimos anos, algumas ações preventivas vêm sendo realizadas pela administração municipal.
Pensando dessa forma, a Secretaria de Saúde de Lagarto entendeu que algumas inovações deveriam ser realizadas no município, com o intuito de promover ações mais enérgicas perante as comunidades mais carentes.
Mesmo tendo no município diversos consultórios odontológicos, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, adquiriu há alguns anos um veículo odontológico para atender os anseios dos bairros e povoados. Com o passar dos anos, o veículo adquirido foi um pouco esquecido e acabou apresentando algumas deteriorações que o impossibilitaram de realizar os serviços de saúde bucal oferecidos há tanto tempo.
Entendendo que existe uma grande demanda, principalmente na Zona Rural do município, a Secretaria de Saúde iniciou um trabalho de recuperação e reforma do mesmo. (Placa de MDF, Sistema de Portas, Reservatório de Água, Tomadas, Luminária, Recuperação de Carenagem e Etc.).
“Precisamos deste veículo funcionando e pronto para ir até as pessoas, cuidar da saúde bucal dos lagartenses, isso é de grande importância”, disse Alberto Cavalcante, secretário de Saúde de Lagarto.
De acordo com o orçamento da Secretaria de Saúde, foram investidos cerca de R$ 22 mil reais na reforma do veículo odontológico, que agora está novamente à disposição da população lagartense.
“Este veículo circulando vai desafogar e diminuir o número de pessoas nas unidades básicas de saúde. O cidadão não vai precisar mais se deslocar até a cidade, o seu agente de saúde irá lhe informar o dia em que o veículo estará no seu bairro ou povoado”, disse o odontólogo da Secretaria, Sandro Mesquita.
Para a Administração Municipal é mais uma atitude de compromisso com o cidadão pagador de impostos. “A coisa quando é feita pensando no mais carente e no necessitado do serviço público, é realizado com sucesso. Não podemos ver um carro com toda essa estrutura parado, enquanto as pessoas precisam dele atendendo. O município buscou dentro de suas condições colocá-lo novamente em circulação”, disse, Valmir Monteiro.
Inclusive, o atendimento no veículo já foi visto no V Festival da Mandioca. O cronograma de visitas do veículo odontológico pode ser informado pelo agente de saúde que atende na sua área.
Fonte: Secom/Prefeitura de Lagarto