A Prefeitura Municipal de São Cristóvão reinaugurou na manhã desta segunda-feira (26) a Unidade de Saúde da Família Jairo Teixeira Cruz (antes chamada UBS Governador Antônio Carlos Valadares). A obra, que teve o investimento de R$ 200 mil, conta com dois consultórios clínicos, duas salas de enfermagem, um consultório odontológico, um consultório psicológico, duas salas de curativo, dois laboratórios, farmácia, sala de assistência social, administração, arquivo, almoxarifado, sala de esterilização e outra de expurgo. O local atende em média 250 pessoas por dia.
A reforma do prédio foi consequência de uma enchente que comprometeu o funcionamento da unidade. Porém, segundo o prefeito Marcos Santana, era necessário se criar um ambiente onde a população fosse bem acolhida. “As fortes chuvas causaram enchente do espaço físico, mas o prédio não respeitava os fundamentos do acolhimento à população e dos servidores que aqui são ofertados. Tão importante quanto a estrutura física é o atendimento humanizado. É necessário que os servidores atendam com carinho, respeito, atenção e sorriso no rosto as pessoas que procuram a unidade com alguma debilidade ou fragilidade de saúde”, afirmou o prefeito, garantindo que essa será “a primeira de muitas obras que serão entregues ao município, principalmente, nas áreas periféricas”, enfatizou o prefeito, que esteve acompanhado do vice-prefeito, Adilson Júnior, durante o evento.
Após cerca de 90 dias de obra, a unidade vai voltar a atender a um público médio de 250 pessoas por dia. Pediatras, clínicos gerais, ortopedistas, ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais trabalharam para suprir o atendimento à população. “Hoje entregamos esta obra graças ao empenho do prefeito. Anteriormente, este espaço não era digno à população atendida nem aos que trabalhavam aqui trabalham”, afirmou a secretária municipal de saúde, Joélia Silva Santos.
Segundo informou a secretária já existe um planejamento de ampliar os serviços ofertados na unidade. “Nos próximos 30 dias deveremos disponibilizar exame de eletrocardiograma. Também planejamos contar com raio-x odontológico e exames rápidos de gravidez, para agilizarmos o pré-natal das gestantes. Traremos, também, o programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outras prioridades”, anunciou a secretária.
Assim que foi encerrada a cerimônia de reabertura, o espaço foi prontamente entregue aos pacientes, que hoje mesmo já voltaram a usufruir dos serviços disponibilizados. A população que compareceu ao evento apoiou o discurso do prefeito, que sinalizou um atendimento mais humanizado por parte dos profissionais da saúde. “Precisamos, mesmo de um bom atendimento, de remédio, de pediatra para nossos filhos. É o que esperamos desta nova unidade e da equipe de trabalhadores que aqui estarão nos atendendo”, pontuou a dona de casa, Vilma Batista.
Mudança de nome
Antes chamada de UBS Governador Antônio Carlos Valadares, a Unidade de Saúde Jairo Teixeira de Jesus teve o nome alterado para atender a determinação da lei federal de nº 6.454 de 1977, que proíbe o nome de pessoa pública viva em espaços públicos. Em São Cristóvão, o autor da propositura da escolha do novo nome da unidade de saúde foi o vereador Paulo Jr. para prestar uma homenagem ao ex-operário da fábrica têxtil e sindicalista falecido em 2010. “Não vi outro nome que não fosse de um trabalhador representativo como Jairo, que lutou por causas sociais, tanto de seus colegas trabalhadores, como da população sancristovense como um todo”, afirmou o vereador.
Familiares de Jairo Teixeira Cruz estiveram presentes à solenidade. A viúva do homenageado, Dulcinéia Menezes, elogiou a ação da gestão municipal. “Gostaria de agradecer ao prefeito, Marcos Santana, pela homenagem a nossa família. Jairo foi querido não só pela nossa família, mas por toda a população, que ele se dispôs a ajudar. Estou muito feliz com a homenagem. Que esse espaço dissemine o amor divino à população de São Cristóvão”, disse.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão