
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, a solenidade de lançamento do Programa Melhor em Casa (PCM) no município. Na oportunidade, o prefeito Padre Inaldo ressaltou a importância desta iniciativa para os cidadãos socorrenses, em especial, os mais carentes.
“Precisamos administrar nosso município sem nos acomodar dentro das nossas salas. Assim também devem ser os gestores e funcionários da saúde, pois eles precisam desenvolver ações que não fiquem restritas dentro das Unidades, mas que saiam às ruas de Socorro e levem melhorias para a população que tanto precisa. E é o que começaremos a fazer a partir de hoje com o Programa Melhor em Casa. Sem dúvida, ele será um grande avanço para a saúde do nosso município”, afirmou o prefeito.
Durante a solenidade de lançamento, o coordenador do PMC, Pedro Nunes, apresentou o programa ao público e exibiu o vídeo institucional das primeiras visitas das equipes às residências dos pacientes. “Foi um momento em que passamos para os presentes o que é o programa e quais são os benefícios para os pacientes. Através do “Melhor em Casa”, a SMS irá assistir os cidadãos acamados do município, que precisam ser acompanhados por uma equipe de profissionais. Já fizemos algumas visitas e hoje mostramos as experiências. É muito gratificante”, relatou.
Para uma das profissionais do PMC, a nutricionista Jackeline Machado, o acolhimento é uma forma muito eficaz para iniciar o tratamento de todo paciente. “Normalmente, o paciente fica muito sensível pela situação em que ele se encontra e nossas ações, através do programa, irão acolhê-los e atendê-los em sua própria residência. Esse acolhimento e o vínculo criado entre os cuidadores e pacientes é de total importância para a melhoria deles”, destacou.
Um dos pacientes que já foi atendido e está sendo acompanhado pelas equipes, é o senhor Messias Charles, de 56 anos. “Fui convidado para participar do lançamento do programa, porque sou um dos pacientes que já está sendo atendido por eles. Eu tinha uma ferida crônica, devido a uma infecção bacteriana que peguei e fiquei acamado sem poder andar. Após a visita dos profissionais da Prefeitura, passei por alguns tratamentos e já estou bem melhor. Voltei até a andar novamente”, agradeceu.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade: o prefeito Padre Inaldo, e o vice-prefeito Roberto Wagner; a procuradora do município, Vivianne Sobral; o coordenador da Defesa Civil, José Hercílio; Aélio Argôlo.
Os secretários: Enock Ribeiro (SMS); Maria do Carmo (SMAS); David Lopes (SMAP); Aline Melo (SEMMA); Carlos Alvarez (Indústria e Comércio); Francisco Carlos (Semeltju); a adjunta Cláudia Regina (Semed), Valter de Souza (Controle Interno); Bruno Henrique (Administração); Evilásio Protásio (comandante da GM); Renato Nogueira (Comunicação).
Os vereadores: João Mochila; Pastor Cláudio, Pastor Joanan; José Robson; Júnior Panzuá; Tico Guajará; Cido Capunga; Carlos da Padaria; Leozinho; Edson do Pai André, Carlos Cunha; Gel Rocha.
Convidados: João Lima, representando o secretário de Estado da Saúde; Almeida Lima; Dielson Leite, representante do Ministério da Saúde; Leydjane Nunes, coordenadora do Programa Melhor em Casa no município de Canindé; Carlos Alberto, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Sândala Teles, coordenadora Estadual de Imunização; Giselda Melo, diretora da Vigilância em Saúde do Estado.
Fonte: Secom/Prefeitura de Socorro