A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantará oficialmente no município, na próxima quinta-feira, 22, o “Melhor em Casa”, Programa do Governo Federal executado em parceria com os municípios.
Em Sergipe, Nossa Senhora do Socorro será a terceira cidade a implantar o programa. Nele, são trabalhados todos os níveis de atendimento: atenção básica e os de alta e média complexidade. Através do “Melhor em Casa”, a SMS irá assistir os cidadãos acamados do município, que precisam ser acompanhados por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
“A ideia é que, os pacientes internados tenham alta precocemente e sejam acompanhados em suas casas pelas equipes de profissionais. Ou até mesmo evitar que aqueles que por agravo em sua condição de saúde precisariam voltar a ser internados, com a intervenção das equipes, não retornem aos hospitais. O objetivo é atender melhor o paciente, no conforto do seu lar”, afirmou o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.
Como funcionará
O programa será realizado por meio de uma parceria da SMS com toda rede de saúde: Hospitais, Unidades, Centros de Especialidades, entre outros. “Quando houver um paciente em algum desses locais, necessitando da visita dos profissionais a domicílio, eles encaminham um relatório para a Secretaria de Saúde e nós, responsáveis pelo programa, avaliamos se o paciente realmente necessita ser atendido pelo ‘Melhor em Casa’ e, comprovada sua real necessidade, nossa equipe passa a atendê-lo em sua residência”, explicou o coordenador do programa, Pedro Nunes.
Ainda segundo o coordenador, “além dessas parcerias, as próprias equipes do ‘Melhor em Casa’ farão visitas continuamente em toda a rede de saúde para avaliar pessoalmente quais pacientes necessitam dessa intervenção. O objetivo dessa prática é desafogar a superlotação em hospitais, postos de saúde e nos centros de especialidades a fim de atender melhor os pacientes em sua própria residência”.
O programa funcionará de domingo a domingo para atender as necessidades dos pacientes que precisam de curativos aos finais de semana, por exemplo, ou de qualquer outro serviço. Vale ressaltar que há equipes específicas para a realização deste trabalho. São as chamadas:
– EMAD (Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar): médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta.
– EMAP (Equipe Multiprofissional de Atendimento de Apoio): psicólogo, nutricionista e assistente social.
Fonte: Secom/Prefeitura de Socorro