Em função das festas juninas e férias escolares, o hemocentro costuma registrar redução de até 30% no número de comparecimento de doadores neste período do ano
“É muito bom saber que estamos contribuindo para ajudar tantas pessoas que precisam de solidariedade. Estamos fazendo a nossa parte, doando sangue”, declarou Diogo Almeida Silva, estudante assistente do Colégio Amadeus. Ele coordena um grupo, que esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e integrante da Rede Estadual de Saúde, na tarde da sexta-feira, 16, para colaborar com a campanha ‘O São João está no sangue dos sergipanos. A solidariedade também. Doe Sangue!’. O objetivo da campanha é reforçar o estoque de sangue para atendimento transfusional da rede hospitalar no mês de junho.
Camila Radimack, 18 anos, doou sangue na primeira ação do grupo, há cerca de quatro meses. Desta vez, ela estava acompanhada dos colegas Luísa de Lima Martins e João Ygor de Menezes. “A doação proporciona um sentimento de felicidade duplicado. Percebi a importância do ato e também do serviço na minha primeira doação, e hoje, retorno com outros colegas da escola para levar um pouco de esperança àqueles que precisam”, disse Camila.
Nesse período do ano, o hemocentro costuma registrar redução no número de comparecimento de doadores, que pode chegar a 30%, em função das festas juninas, relacionadas a São João e São Pedro e ainda às férias escolares. “As festas juninas fazem parte da tradição do Nordeste. Nas semanas das festividades ocorre o aumento do fluxo de veículos nas rodovias, uma parte da população deixa a cidade ou aproveitam as férias dos filhos para passar as festas em outros municípios ou estados”, salientou a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas.
Conforme a assistente social, as parcerias com grupos e instituições em datas comemorativas são essenciais para o serviço de doação. “Agradeço a todos os grupos que compareceram nesta semana ao Hemose. Sempre que precisamos, temos a certeza de poder contar com esses parceiros, e com a imprensa que divulga a necessidade do apoio e a disponibilidade dos voluntários que agendam as campanhas, ou organizam ações de grupos menores para doar. Sabemos que muitos grupos ainda não puderam vir, mas estamos aguardando”, convidou a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe.
Vale lembrar que está apto a doar sangue todo candidato em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos de idade e peso acima de 50 Kg. Para o dia da doação é recomendado que o voluntário esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. É indicado ainda um repouso mínimo de seis horas na noite anterior, a não ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e que o doador evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
A doação de sangue é um procedimento seguro, acompanhado por profissionais de saúde capacitados. Todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe entre dois e três dias, a quantidade de sangue doada.
O Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Fonte e fotos: Ascom/SES