A secretária de Saúde de São Cristóvão, Joélia Santos, e equipe realizaram na manhã deste sábado, 17, uma visita técnica à Unidade de Urgência 24 horas, no Grande Rosa Elze, anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueiroa. De acordo com a gestora municipal da pasta, a visita teve por objetivo apresentar o serviço a ser ofertado, discutir o fluxo de pacientes e elaborar as propostas para o funcionamento da unidade, garantindo à população o acesso a um atendimento de maior complexidade, mediante a Política Estadual de Atenção às Urgências.
“A partir deste primeiro encontro foram estabelecidas prioridades para a fase final de sinalização da reabertura do serviço, o que em média levará cerca de 60 dias contados os prazos administrativos para finalização da entrega de equipamentos adquiridos por meio da Gestão de Registro de Preços do Ministério da Saúde, além da ambulância. Haverá também adequações na área de infraestrutura, com tratamento de impermeabilização da laje, revisão do telhado, da parte elétrica, hidráulica, pintura, troca de vidros, portas e fechaduras, adequações de ambiência para o estar multiprofissional, sala de curativos e procedimentos, farmácia satélite e ampliação da sala de estabilização”, explicou a secretaria.
Participaram da visita técnica representantes da Secretaria de Estado da Saúde, das Diretorias Operacional e Administrativa do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, com sedes em Lagarto e São Cristóvão, respectivamente, além de engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Ampliação
De acordo com Joélia Santos, houve a solicitação pela Secretária Estadual de Saúde para que fosse encaminhada a lista de equipamentos necessários para a nova proposta de funcionamento da unidade, com ampliação em 100% em relação a leito de estabilização. “Será avaliada a possibilidade de doação de alguns itens de maior custo, devido à importância do novo desenho definido pela gestão municipal. A proposta garantirá não apenas maior resolutividade no atendimento prestado à população sancristovense, notadamente a que vive no entorno do Grande Rosa Elze, como também assegurará a ordenação do fluxo dentro da Rede Estadual de Urgência, desafogando a Ala Azul do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e estabelecendo a compreensão de ser um serviço intermediário entre a Unidade Básica de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento, um hospital local e um hospital de maior complexidade dentro da região”, argumentou a secretária.
Houve também encaminhamentos sobre a proposta de chamamento público para contratação de pessoa jurídica, com comprovada experiência na área de gerenciamento de Unidade de Urgência e Emergência 24 horas, atendimento ambulatorial especializado e serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, para que possa gerenciar o serviço de forma complementar à rede própria de saúde do município, desde que preservadas as regras e os normativos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão – ideia já apresentada ao Conselho Municipal de Saúde.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão