A Prefeitura de Lagarto, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), firmou, nesta segunda-feira, 27, um Acordo de Cooperação Técnica e Pedagógica com o The Human Project (THP), iniciativa do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), para a implementação do Projeto CLIC – Caçadores de Lugares Infectados por Criaturas. A ação fortalece o combate ao mosquito Aedes aegypti, integrando ações educativas, tecnologia e estratégias de saúde no município.
Para a secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, o projeto representa um avanço na formação cidadã dos estudantes. “Essa é uma ação integrada entre educação e saúde, dentro do Programa Saúde na Escola, que incentiva os alunos a aprender, pesquisar e agir. Eles vão identificar possíveis focos, entender os riscos e saber como lidar com essas situações. É uma estratégia que fortalece a conscientização desde cedo”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, também ressaltou a importância da iniciativa para o enfrentamento às arboviroses. “O Projeto CLIC fortalece nossas estratégias de prevenção ao transformar informação em ação. Ao envolver estudantes e comunidade, ampliamos o alcance das ações e conseguimos atuar de forma mais eficiente no controle do mosquito”, afirmou.
Esta é mais uma das estratégias adotadas pelo município no combate às arboviroses, que também avança com a vacinação contra a chikungunya. Desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, a ação reforça o conjunto de medidas voltadas à prevenção, aliando inovação, vigilância e cuidado contínuo com a população.
Projeto CLIC
Desenvolvido pelo The Human Project (THP), iniciativa do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), o Projeto CLIC é uma ferramenta educativa e interativa que transforma alunos em agentes ativos no combate ao Aedes aegypti. Por meio de um aplicativo dinâmico, os estudantes podem identificar, registrar e contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito na escola, em casa ou na comunidade. A plataforma permite o envio de fotos com geolocalização, acompanhamento de tarefas, participação em desafios e ranking entre turmas, estimulando o engajamento de forma lúdica e participativa. O sistema também conta com um painel exclusivo para professores, que acompanham, em tempo real, o desempenho e as atividades desenvolvidas.
A coordenadora do projeto, Josiane Melo, destacou o papel da tecnologia no processo de conscientização. “O aplicativo permite registrar possíveis focos e, em situações mais simples, os próprios alunos podem atuar na eliminação. Já nos casos mais complexos, há o suporte das equipes responsáveis. É uma ferramenta que une educação, tecnologia e ação prática”, explicou. Ela também ressaltou que Lagarto foi escolhida pelo compromisso já demonstrado no combate às arboviroses. “É uma cidade que vem se movimentando e aberta a novas estratégias, o que fortalece ainda mais a proposta”, completou.
Com vigência até dezembro de 2026, o projeto também prevê formações continuadas e a oferta de materiais educativos, ampliando o alcance das ações preventivas e fortalecendo a integração entre educação e saúde no município.
