Na última semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), registrou um total de 2.689 ligações. Desse total, 902 ligações resultaram em atendimentos realizados pelas equipes do Samu. Esses atendimentos são divididos em dois grupos: os que são motivados por problemas de ordem natural, como suspeitas de infartos, acidente vascular encefálico e engasgos; e os motivados por causas externas, como os acidentes. Neste segundo grupo, a maioria dos atendimentos foi para vítimas de quedas.
Os índices mostram que somente 34% das ligações feitas para o Samu necessitam de deslocamento de equipes. Dos quase cinco mil chamados recebidos na última semana, 449 foram trotes, 533 ligações por engano, 734 foram pedidos de informação e 69 orientações.
Atendimentos
As equipes de suporte básico foram responsáveis por 701 atendimentos e os de suporte avançado, 201. A queda ainda gera o maior número de atendimentos realizados pelo Samu. Foram 73 pacientes acometidos por esse tipo de incidente, enquanto que a queda de moto gerou 30 atendimentos feitos pelas equipes de plantão.
Entre as colisões registradas pelo Samu, as que envolveram carro e moto foram as mais numerosas nesse período, resultando em 27 atendimentos. Entre motos, 10 atendimentos e entre carros, cinco. Juntas, as colisões ocasionaram 42 atendimentos, enquanto que os atropelamentos 17. Os ferimentos foram motivo para 36 atendimentos. Foram ainda registrados cinco atendimentos por intoxicação.
Fonte: Ascom/SES