quinta-feira, 23, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Abril Laranja: Aju Animal realiza ações de conscientização sobre maus-tratos em escolas de Aracaju

23 de abril de 2026
in Capital, Educação
0
Abril Laranja: Aju Animal realiza ações de conscientização sobre maus-tratos em escolas de Aracaju
Share on FacebookShare on Twitter

Em alusão à campanha do “Abril Laranja”, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está promovendo uma série de eventos para a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do combate aos maus-tratos contra animais, dentre eles, ações de sensibilização com alunos da rede municipal ensino. As primeiras visitas ocorreram nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Bomfim e José Conrado de Araújo e contou com a participação da cadela Rubi, para interagir com os alunos.

A ação buscou sensibilizar os estudantes matriculados dos 5° aos 9°anos, sobre a responsabilidade com os animais, abordando assuntos como abandono, adoção responsável, reconhecimento e os impactos dos maus-tratos. Por meio de uma linguagem acessível e interativa, a equipe do Programa Aju Animal promoveu um momento de aprendizado que estimulou a empatia e a construção do pensamento crítico sobre os temas.

Para Anne Carollyne Costa, coordenadora do Aju Animal, a interação dos pequenos com Rubi, tornou a experiência ainda mais marcante. “Com a presença especial da cadelinha Rubi, o momento se tornou ainda mais significativo, despertando empatia, carinho e responsabilidade nos alunos”, explicou. 

A aluna Ingrid Pereira, do 9° ano da EMEF Manoel Bomfim, afirmou ter aproveitado a ação para tirar as dúvidas, e reforçou a importância de falar sobre o assunto. “É muito bom falar com as pessoas sobre o cuidado com os animais. Achei muito divertido conhecer Rubi!”, relatou. Opinião que foi compartilhada pela estudante Sara Vitória da Silva, da EMEF José Conrado de Araújo:  “Quando eu vejo alguém machucando o animal, eu sofro. Sinto a dor do animal, sabe? Gosto muito de animais.  Hoje eu entendi que não pode deixar o cachorro preso na coleira de ferro, que se eu der comida uma vez e não der mais, é maus-tratos. Foi uma atividade bem legal”, explicou. 

A presença de Rubi contribuiu para aproximar ainda mais os alunos do tema, reforçando, na prática, a relação de afeto e respeito que deve existir entre humanos e animais. A coordenadora da EMEF José Conrado de Araújo, Ivanilde Menezes, destacou a importância de iniciativas como essa no ambiente escolar. “Levar esse debate para dentro das escolas é fundamental, porque as crianças são multiplicadoras desse conhecimento. Então,quando trabalhamos desde cedo a empatia e o respeito aos animais, estamos formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com a proteção da vida em todas as suas formas. Nós agradecemos pela iniciativa que fortalece as atividades intersetoriais como essa, promovida pela Sema”.

A agenda de ações em alusão ao Abril Laranja segue nos dias 25 e 26 de abril com mais uma edição da Campanha de Adoção de animais em parceria com organizações não governamentais de proteção animal e com o shopping Riomar. O evento acontece das 16h às 20h, no segundo piso, na loja ao lado da Camicado.

Fonte: AAN

Notícias Relacionadas

Programa Alfabetiza Sergipe inicia atividades pedagógicas do ano letivo com formação de educadores

Restaurante Popular Padre Pedro garante alimentação digna em quatro unidades localizadas na capital ...

Governo de Sergipe inicia pagamento da segunda parcela de recursos do antigo Fundef

Prefeitura leva acompanhamento especializado a alunos com TEA em escolas da rede municipal

Linda Brasil fala sobre manifestação na Zona Oeste de Aracaju contra a falta de água

Motorista por aplicativos entra na Classificação Brasileira de Ocupações

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato