A jornalista, radialista e atriz, Valquíria Donisete dos Santos, recebeu no final da tarde desta segunda-feira, 12, o Título de Cidadã Sergipana. A propositura é do deputado estadual, Georoeo Passos (PSC). Paulista de nascimento, Valquíria Miron como é conhecida, tem uma vasta experiência profissional no Estado de Sergipe.
“Tenho 25 anos de rádio e televisão, comecei quase na maternidade. No Dia dos Namorados, estou recebendo o Título de Cidadã Sergipana, então a gente está selando um amor mesmo. Fiquei muito feliz e honrada quando soube que o deputado Georgeo Passos ia fazer essa homenagem e fiquei muito agradecida. No momento pensei o seguinte: estou no caminho certo porque são 25 anos de Comunicação e receber um título como esse é uma responsabilidade ainda maior. Com fé em Deus vou continuar nessa caminhada sempre fazendo o bem”, enfatiza Valquíria Miron.
No discurso emocionado e sem conseguir conter as lágrimas quando falava da educação e do apoio que recebeu dos pais e dos irmãos, principalmente da irmã, a jornalista Rita Mirone, que atua em São Paulo, Valquíria Miron fez um relato de quando começou atuar no rádio, ainda muito inexperiente, mas com muita vontade de aprender. Destacou ainda que a filha, Flávia Miron está seguindo os seus passos e fazendo curso de Jornalismo. Lembrou que alegria atrai alegria e que as pessoas devem estar sempre evoluindo.
A homenageada agradeceu à Deus, ao deputado Georgeo Passos, a todos os amigos que compareceram e os que mandaram vídeos com mensagem, ao diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, Marcos Aurélio Costa, ao presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB), a toda a equipe da TV Alese(a qual faz parte atualmente) e da Agência de Notícias Alese. “Se sou quem eu sou é por causa dos meus pais, meus grandes exemplos, que sempre me incentivaram. Eu levanto uma bandeira gigante do Estado de Sergipe, inclusive os meus amigos de São Paulo acreditam que eu seja sergipana porque falo o tempo inteiro. Eu sempre falo que amo Sergipe e aqui é meu lugar. Trabalhar em rádio e tv me faz crescer todos os dias”, ressalta acrescentando que vai honrará mais todo o carinho e amor que ela tem pelo Estado.
Homenagem
Citando a radialista e atriz Deise Lucy, que atua na Rádio Nacional, o deputado Georgeo Passos começou o discurso afirmando: “O que mais gosto é que no rádio temos que fazer algo diferente todos os dias. O rádio não vai acabar nunca, vai ter sempre o seu lugar. Tem uma comunicação rápida e direta, tem sua força, mas é claro que tem que se adaptar e mudar constantemente. Não podemos ficar a vida inteira, fazendo a mesma coisa”.
“O rádio é também uma das maiores paixões da nossa homenageada, que me faz vir a essa tribuna em nome de todos os meus pares, para festejarmos a concessão oficial da Cidadania Sergipana a essa jornalista, radialista, repórter, apresentadora e atriz, Valquíria Miron. Apesar de ser paulista de nascimento, seus pais são de Malhador e Nossa Senhora da Glória, mas foram morar em São Paulo e quando Valquíria tinha 15 anos, os pais resolveram retornar em Sergipe e mesmo antes de se formar, a nossa homenageada começou a trabalhar no rádio, seguindo os passos da sua irmã Rita Mirone, aceitando convite de Evaldo costa para trabalhar na Rádio Atalaia, indo em seguida para Del Mar FM”, completa ressaltando que Valquíria está mostrando toda a sua experiência na TV Alese.
O presidente da Alese, Luciano Bispo acrescentou: “Você merece, é um compromisso que tenho que a Festa dos Caminhoneiros em minha cidade, Itabaiana, mas estou prestigiando essa homenagem. Quero lhe dizer que, se eu estou aqui sentado, tem uma pessoa que me ajudou a chegar aqui, seu pai, seu Zeca. Esse título como você bem citou estar acontecendo no Dia dos Namorados, é abençoado com muito amor e a Alese está cumprindo a sua obrigação a uma pessoa que faz muito por Sergipe. Você se orgulha de ser sergipana de coração, agora é de coração, de fato e de direito. Continue assim se doando ao próximo, é a bênção maior que você pode dar a um ser humano. Sergipe a partir de hoje é quem se orgulha de ter Valquiria Miron como cidadã sergipana”.
Homenageada
Vaquíria Miron nasceu na cidade de São Paulo. Chegou ao Estado de Sergipe há 25 anos. Filha de pais sergipanos, ela diz que as viagens de férias eram inesquecíveis na casa dos avós. Retornou a Sergipe na adolescência com os pais e está até hoje.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit) Aracaju; possui também Curso Profissionalizante de Rádio pelo Sindicato dos Radialistas de Sergipe e curso no Estúdio Belas Artes em São Paulo, de dublagem para filmes, desenhos, seriados e documentários.
Antes mesmo de terminar os estudos, começou trabalhar na Rádio Atalaia. Em 2010, iniciou seus trabalhos como locutora da 103 FM; de 2010 a 2016, atuou como apresentadora da TV Cidade, âncora do Aracajufest na TV (entretenimento) e Sergipe Notícias (jornalístico); de 2008 a 2010, atuou como apresentadora da Rede Internacional de Televisão em São Paulo; de 2001 a 2008, foi apresentadora da TV Cidade , afiliada da Rede TV, em Aracaju; apresentação do telejornal, ao vivo, o Cidade Notícias; apresentação dos programas de entretenimento Revista da Cidade e Jeito Teen.
De 2006 a 2008, trabalhou como locutora e operadora da Ilha FM em Aracaju; apresentação do programa Maremoto aos finais de semana. De 2002 a 2003, foi locutora e operadora da Rádio FM de Estância. De 1994 a 1997, foi repórter da TV Sergipe (afiliada Globo) e locutora-operadora da FM Sergipe, em Aracaju.
De 1992 a 1994, foi locutora da Del Mar FM, fazendo entrevistas com jogadores durante bastidores das transmissões de jogos de futebol pela 103 FM, do mesmo grupo, tendo sido a primeira mulher trabalhar em campo de futebol.
Fez várias gravações de comerciais para tv como apresentadora; gravação de comerciais para tv e rádio como locutora; apresentação de vídeos institucionais para empresas como Banco do Estado de Sergipe e Petrobras; alé,m de mestre de cerimônia para eventos de empresas como Sescanção e Prêmio Banese de Música. Atualmente faz parte da equipe da TV Alese.
Mesa
A mesa foi composta pelos deputados Luciano Bispo, Goretti Reis (PMDB) vereadores Thiago Batalha, Emília Correia e José Américo de Deus; a secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Oliveira, representando o prefeito de Estância, Gilson Andrade e secretário nacional de política sindical da Federal dos Radialistas do Brasil, do Fernando Cabral.
O Sindicato dos Jornalistas foi representado pelo jornalista Milton Alves Júnior e a Universidade Tiradentes, pelo secretário de Comunicação da Unit, Álvaro Muller.
Familiares, amigos, jornalistas, radialistas, e admiradores do trabalho de Valquíria Miron prestigiaram a Sessão Especial lotando o plenário e as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Por Agência de Notícias Alese