segunda-feira, 6, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Câncer do colo do útero: não espere os sintomas, eles nem sempre aparecem

6 de abril de 2026
in Saúde
0
Câncer do colo do útero: não espere os sintomas, eles nem sempre aparecem
Share on FacebookShare on Twitter

Lei nº 11.664/2008 dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer do colo uterino (e de mama) no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. “O câncer do colo do útero é o que mais mata mulheres até os 36 anos de idade no país. E essa estatística é motivo de muita preocupação, pois esse câncer pode ser prevenido por meio da vacinação que está disponível no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos”, declara Dra. Adriana Bittencourt Campaner, ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada em Trato Genital Inferior da FEBRASGO, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

A ginecologista explica que as lesões pré-cancerosas geralmente não apresentam sinais. Portanto é crucial estar atenta a sintomas como:

  • Sangramento vaginal anormal: intermitente, após relação sexual ou exames.
  • Corrimento vaginal: pode ser líquido, com sangue ou odor desagradável.
  •  Dor pélvica: dor na região inferior do abdômen, que pode piorar após o coito.
  • Dores relacionadas ao tumor: dor ao urinar ou dor lombar.
  • Sintomas gerais: Perda de peso sem motivo aparente.

Especialistas da FEBRASGO recomendam iniciar o Papanicolau aos 25 anos em mulheres sexualmente ativas. O HPV é o fator primordial, ou seja, é o fator que leva ao câncer do colo uterino. Hoje é possível realizar o teste de DNA HPV para rastreá-lo, e também a modalidade de autoteste.

A vacinação contra o HPV está disponível pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos e, juntamente com o uso de preservativos, é a principal forma de prevenção da doença. O perfil ideal de vacinação é a adolescente que ainda não foi exposta ao vírus e, nesses casos, a imunidade com a vacina pode chegar a 100%. A vacina do SUS protege contra quatro tipos de vírus HPV e, no sistema privado, essa proteção chega a nove tipos. No Brasil, a vacina contra o HPV é aprovada até os 45 anos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

“Nova era do rastreamento do câncer do colo do útero: DNA-HPV, autocoleta” é tema do 63º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que acontece de 27 a 30 de maio, em Belo Horizonte.

Notícias Relacionadas

Diretriz contraindica tratamento farmacológico isolado para obesidade

Hospital de Cirurgia realiza primeira cirurgia de Urologia Pediátrica após retomada do Serviço de Pe...

HAMA expande atendimentos e fortalece cuidado com a saúde das mulheres em Aracaju

Prefeitura de Aracaju credencia 17 clínicas particulares para atender demandas do SUS

Hospital Fernando Franco amplia assistência com novo serviço odontológico de urgência

Remédios vão custar mais caro a partir desta quarta-feira (1º)

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato