O ‘Conecta-SE’, operação de crédito apoiada pelo Banco Mundial e realizada pelo Governo de Sergipe, foi destaque nesta terça-feira, 14, durante o encontro mensal do Pacto pela Educação, iniciativa coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC/SE). Na ocasião, representantes da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) apresentaram a missão e os objetivos do ‘Conecta-SE’, especialmente no aprimoramento de habilidades digitais alinhadas às novas demandas tecnológicas.
Para o coordenador-geral do projeto, Alexandre Maia, essa abertura de diálogo com diferentes atores é um passo fundamental para a sua implementação. “O ‘Conecta-SE’ tem como objetivo alcançar o maior espectro de público possível. É focado no funcionalismo público do estado de Sergipe, porém, quer atingir a população como um todo, especialmente grupos mais vulneráveis. Quanto mais a gente ouvir e abranger mais diversidade de discursos e de realidades, maior será a efetividade que a gente vai conseguir implantar”, destacou.
A geração de oportunidades impulsionada pelo Governo de Sergipe foi um dos temas abordados durante o encontro e é um dos compromissos firmados pelo ‘Conecta-SE’. Em sua estrutura, o projeto de aceleração digital contará com o apoio técnico da Seteem, enquanto Unidade de Implementação do Projeto (UIP), para promover a capacitação profissional em todos os municípios sergipanos e possibilitar ao cidadão mais vulnerável uma estrutura de formação tecnológica ofertada pelo Estado, com pagamento de bolsa durante todo o período do curso.
De acordo com o secretário da Seteem, Jorge Teles, a iniciativa visa preparar o servidor público, o trabalhador sergipano e os alunos que ainda estão em sala de aula para o desenvolvimento tecnológico e conhecimentos que o mercado tem demandado. O gestor avalia que a carência da mão de obra na área da tecnologia é um tendência global e iniciativas como a do ‘Conecta-SE’ buscam superar esses desafios, a exemplo da oferta de cursos em áreas de programação.
“O governo tem atuado na qualificação profissionalizante e na formação dos trabalhadores para esse momento. Nada mais importante do que começarmos esse debate em sala de aula, por isso estamos aqui discutindo com o Pacto pela Educação. [As capacitações ofertadas pelo Conecta-SE], com ênfase nas habilidades digitais, vão preparar o sergipano para o mercado de trabalho, de olho na tecnologia e nas potencialidades que ela representa, com abertura de mais de 20 mil oportunidades de qualificação profissionalizante em todo o estado de Sergipe, formando professores, alunos e trabalhadores para que eles possam usufruir desse momento de desenvolvimento que o estado de Sergipe passa e possam encontrar a sua colocação no mercado de trabalho”, explicou o gestor da Seteem, pasta que também tem atuado em diferentes projetos de qualificação, a exemplo do Programa Primeiro Emprego.
Parceria estratégica
O encontro foi celebrado pela presidente do TCE/SE, Susana Maria Freitas, que também ressaltou o impacto do projeto na promoção do acesso à informação e à capacitação, especialmente em áreas mais vulneráveis. “Eu acho de uma importância incrível que a gente vai ter internet em todas as escolas e, ainda, educação tecnológica. É, realmente, um projeto muito grande. Tenho certeza de que será coroado de sucesso”, afirmou.
O procurador do MPC/SE, João Augusto Bandeira de Mello, destacou o alinhamento estratégico do projeto aos compromissos do Pacto. “Esse é um programa muito importante, não só pela infraestrutura tecnológica que ele visa apreender e fazer concretizar, mas principalmente pela transformação na vida das pessoas em termos de letramento digital, em termos de curso de informática, de tecnologia e por essa vertente, que diz respeito ao Pacto pela Educação Sergipana, de se somar à educação. Isso vai ser muito importante para semear o futuro, garantir a empregabilidade, trazer essas novas competências que o futuro e as novas tecnologias demandam dos alunos”, destacou.
O compromisso com a efetiva profissionalização e preparação para o mercado de trabalho também foram aspectos lembrados pelo procurador sobre o Conecta-SE. “Foi muito importante a apresentação, ficamos muito felizes. O Pacto pela Educação Sergipana se une e se compromete também com essa causa. Podem contar conosco que estaremos juntos nessa grande ação”, reforçou Bandeira de Mello.
Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Conselho Estadual de Educação, da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), do Fórum Estadual de Educação, do Rotary Club, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
‘Conecta-SE’
Conduzido pela Seplan, o projeto visa fortalecer o ecossistema de inovação do Estado por meio de três eixos principais: a expansão da infraestrutura de conectividade digital, a promoção da eficiência energética em edificações públicas e o aumento da acessibilidade e utilização dos serviços públicos digitais. Sua implementação é viabilizada por meio de crédito junto ao Banco Mundial, com investimentos de US$ 53,6 milhões por meio de recursos do Banco Mundial e US$ 13,4 milhões de contrapartida do Governo do Estado, ao longo de cinco anos de execução.
Para isso, conta com coordenação geral centralizada em uma Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), sediada na Seplan, e duas Unidades de Implementação do Projeto (UIP) que prestam apoio técnico e auxiliam na sua execução: a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e a Seteem.
Foto: Marcelle Cristina