Alunos da rede municipal de Nossa Senhora do Socorro participaram, nesta terça-feira, 14, do simulado geral do Sistema de Avaliação da Aprendizagem de Socorro (SAAS). A iniciativa é um simulado preparatório para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que são ferramentas utilizadas para aferir o nível do ensino nas escolas.
Aplicado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Socorro, o simulado foi voltado para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, 2.100 estudantes do 5º e 9º anos de 35 escolas municipais fizeram as provas, que têm como principal objetivo diagnosticar quais áreas do conhecimento precisam ser intensificadas na rede e preparar os alunos para a avaliação nacional e para a estadual.
O coordenador dos Anos Iniciais da Semed, Wesly Tiago Matos dos Santos, ressalta como a participação no simulado é positiva para o desenvolvimento dos alunos socorrenses, contribuindo para um melhor desempenho nas provas do Saeb e Saese. “A aplicação dos simulados irá reduzir a ansiedade, familiarizá-los com o processo avaliativo. Isso aumenta a confiança, estimula o desenvolvimento das habilidades e fortalece a autonomia do estudante”, analisa Tiago.
A atividade, que foi organizada e acompanhada pela equipe técnica da Semed, busca aprimorar ainda mais a qualidade do ensino municipal em Socorro. Tiago conta que toda a preparação feita para a prova de hoje já representou um importante momento de engajamento entre alunos, professores e equipe escolar. “Focamos nos gêneros textuais, simulados, aulões, jogos didáticos pedagógicos para que os alunos estivessem tranquilos e a escola toda foi mobilizada, do porteiro à merendeira, para que tenhamos bons resultados”, afirma o coordenador.