Após sofrer uma queda e fraturar o joelho, Helena Ferreira, moradora do bairro Lamarão, na zona norte de Aracaju, foi atendida no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e, desde então, segue o acompanhamento no Ambulatório de Retorno Dr. José Maria Rodrigues, no bairro Capucho, na capital sergipana, onde tem recebido o suporte necessário para sua recuperação. Atualmente, a unidade realiza cerca de 2 mil atendimentos por mês, em quase 20 especialidades médicas.
Para a paciente, o atendimento tem sido um diferencial na recuperação. “Fui muito bem atendida no retorno. O médico me explicou tudo com calma e já estou sendo acompanhada. O atendimento é ótimo”, contou.
Assim como Helena, milhares de pacientes encontram no ambulatório a continuidade do cuidado iniciado no Huse. O serviço garante o acompanhamento pós-cirúrgico, o tratamento de condições crônicas e a reabilitação de quem passa pela unidade hospitalar.
A equipe do ambulatório é formada por 16 profissionais da área de Enfermagem, três assistentes sociais e colaboradores administrativos que garantem a organização e o acolhimento dos usuários nas especialidades como ortopedia, cirurgia vascular, neurologia, cirurgia plástica, nefrologia, bucomaxilofacial, cardiologia e clínica médica.
Para Ana Paula dos Santos Freitas, cabeleireira e moradora de Salvador, o acolhimento recebido em Sergipe foi decisivo no processo de recuperação após um acidente de moto. “O atendimento no Huse foi muito bom e rápido. No ambulatório de retorno, fui acompanhada por especialistas que me explicaram cada etapa do tratamento. Eu daria nota 10 para o atendimento, pela atenção e pelo suporte que recebi”, afirmou.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Retorno do Huse, Débora Passos, a unidade é uma extensão essencial do Huse, responsável por garantir a continuidade da assistência aos pacientes após a alta hospitalar. “Nosso carro-chefe é a ortopedia, que representa cerca de 70% dos atendimentos. Somos referência estadual em triagem da mão e em tumor ósseo. Antes, o ambulatório funcionava dentro do hospital, mas, hoje, contamos com um espaço próprio, o que nos permite oferecer um atendimento mais qualificado, ágil e humanizado”, explicou.
A diretora assistencial do Huse, Nataly Góis, destaca que o Ambulatório de Retorno reforça o compromisso do hospital com a continuidade do cuidado e com a assistência integral ao paciente. “O Ambulatório de Retorno cumpre um papel fundamental dentro da rede de atenção à saúde. Ele garante que o paciente não fique desassistido após receber alta, possibilitando o acompanhamento contínuo e seguro até a sua completa recuperação. Esse cuidado prolongado, com uma equipe multiprofissional qualificada, reflete o compromisso do Huse em oferecer um atendimento humanizado e resolutivo, dentro e fora das dependências do hospital”, ressaltou.
O Ambulatório de Retorno do Huse funciona no Complexo de Saúde de Sergipe, localizado na Rua Professor José Bonifácio Fontes Neto, s/n, no bairro Capucho, em Aracaju. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Foto: Valter Sobrinho