A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), promoveu nesta quinta-feira, 2, uma capacitação voltada à temática da Segurança do Paciente. A ação aconteceu no Hospital Regional Governador João Alves Filho, em Nossa Senhora da Glória, município do alto sertão.
O encontro, que também contou com a colaboração do Núcleo de Educação Permanente da Unidade (NEP), reuniu enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e demais profissionais da unidade. O intuito foi fortalecer a qualidade da assistência prestada e reduzir riscos relacionados a óbitos evitáveis, infecções hospitalares e quedas.
A superintendente do Hospital Regional de Glória, Everlyn Karla, ressaltou que a ação fortalece a missão da unidade em garantir atendimento qualificado à população do alto sertão do estado. “A segurança do paciente é um compromisso permanente da nossa gestão. Ao capacitar as equipes, estamos investindo em qualidade, em prevenção de riscos e, principalmente, em salvar vidas. Essa parceria com o Coren-SE e a SES representa um avanço importante para a consolidação de uma cultura de cuidado mais humanizado e eficiente”, afirmou.
A iniciativa integra o programa Capacita Coren, que leva ações de educação permanente às unidades de saúde do Estado, garantindo atualização e aperfeiçoamento contínuo das equipes.
Para a enfermeira Ana Beatriz Cardoso, palestrante e representante do Coren Sergipe, o encontro teve grande adesão da equipe e reforçou a importância de práticas seguras no ambiente hospitalar. “A grande importância hoje é capacitar essas equipes para evitar ou minimizar possíveis sequelas e erros. Isso aprimora a assistência de enfermagem em conjunto com a equipe multiprofissional, resultando em uma abordagem mais ampla, eficaz e humanizada. Tivemos muita interação e engajamento, com profissionais de diferentes setores participando e levando o aprendizado para seu ambiente de trabalho”, destacou.
A capacitação também contou com a participação de colaboradores que atuam diretamente no atendimento diário. Maqueiro da unidade, Gilton Gomes Ribeiro reforçou a relevância do tema para todos os profissionais da saúde. “Muito importante para nós, maqueiros, e para todos que trabalham na saúde, entender e aplicar os cuidados necessários para garantir a segurança do paciente”, enfatizou.