sexta-feira, 3, outubro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Alunos da rede pública estadual de ensino participam da 15ª Feira Científica de Sergipe

2 de outubro de 2025
in Educação
0
Alunos da rede pública estadual de ensino participam da 15ª Feira Científica de Sergipe
Share on FacebookShare on Twitter

As escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe já estão prontas para marcar presença na 15ª edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart), que acontece nesta sexta-feira, 3, no Centro de Vivências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, município da Grande Aracaju. Estudantes e professores orientadores apresentarão os 189 trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, confirmando o protagonismo da rede no maior evento científico do estado.

Neste ano, a Cienart recebeu 308 projetos inscritos, dos quais 264 foram selecionados. Somente da rede pública estadual foram inscritos 210 projetos, com 189 aprovados, representando 49,7% de todos os trabalhos aceitos nesta edição. O resultado revela um crescimento expressivo em relação a 2024, quando 104 projetos da rede estadual foram apresentados – um aumento de 81,7%.

“O crescimento é bastante expressivo, pois reflete o sucesso da rede pública estadual, cujos projetos escolares se destacam e conquistam cada vez mais espaço em feiras científicas, indo além das escolas”, comemorou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

A expectativa é que mais de 5 mil pessoas circulem pelo campus da UFS durante o evento, entre estudantes, professores, pesquisadores e visitantes. Os projetos abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo ciência, tecnologia, inovação e artes.

Um dos destaques da participação da rede estadual é o projeto ‘A Física dos Foguetes’, desenvolvido no Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, em Aracaju. A iniciativa une teoria e prática por meio da construção de foguetes com garrafas PET, incentivando também a consciência ambiental.

Segundo o professor Felipe Esteves, orientador do projeto, feiras como a Cienart ampliam horizontes e fortalecem a prática pedagógica. “Esse incentivo fortalece e valoriza ainda mais as práticas inovadoras, que ampliam horizontes, transformam realidades e despertam nos jovens a paixão pela ciência e pelo conhecimento”, destacou.

Com início em fevereiro de 2025, o projeto já coleciona conquistas: participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), foi selecionado para seletivas internacionais e obteve excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), conquistando duas medalhas de ouro e uma de prata na Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro. Agora, participa pela primeira vez da Cienart.

Cienart

A Feira Científica de Sergipe é realizada em parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Tradicionalmente realizada em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Cienart promove minicursos, palestras e formações ao longo do ano, consolidando-se como um polo de conhecimento e inovação que mobiliza a comunidade escolar e acadêmica em Sergipe.

Notícias Relacionadas

Rede pública estadual de ensino é contemplada pelo programa Mais Ciência na Escola

Educação deve ser direito e não herança de classe, diz especialista

Alunos de escolas estaduais de Sergipe apresentam projetos científicos nos Emirados Árabes Unidos

Sergipe diminui distorção idade-série nos ensinos Fundamental e Médio

Estudantes sergipanos levam inovação científica a evento nos Emirados Árabes

IERB e UFS convidam profissionais e estudantes para o I Colóquio Sergipano de Secretariado

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato