A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap), ligada à Secretaria Municipal de Governo e Inovação (Segov), promoverá na próxima sexta-feira, 3, a partir das 9h, no auditório do DRE-2, um workshop voltado a discutir políticas públicas ligadas à população LGBTQIAPN+. As vagas são limitadas, voltadas aos servidores e gestores públicos. As inscrições podem ser feitas no site oficial da PML, no espaço do servidor.
O evento de formação busca estabelecer um espaço de diálogo, aprendizado e construção coletiva para fortalecer a cidadania e garantir direitos. Ele dá sequência às deliberações ocorridas no contexto da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Lagarto, que aconteceu em março.
“Nosso objetivo é informar gestores sobre conceitos básicos de orientação sexual, identidade e expressão de gênero. Além disso, promover o diálogo intersetorial a partir das demandas apresentadas no Relatório Final da Conferência Municipal, para, então, construir coletivamente metas e ações iniciais para subsidiar a futura Política Municipal de Direitos LGBTQIAPN+”, explica o diretor da Emgap, Felipe Aragão.
Ainda estão previstas na programação estratégias para transversalizar a pauta LGBTQIAPN+ na gestão pública municipal e o enfrentamento à LGBTfobia.
Com a iniciativa, a administração municipal pretende estimular a responsabilidade compartilhada entre Executivo, Legislativo e sociedade civil na construção de uma sociedade mais plural e pautada pela promoção do respeito e cidadania.