Realizada pelo Governo do Estado, a primeira edição do ‘Educkathon’ está com inscrições abertas até o dia 5 de outubro. O programa oferece a estudantes da rede pública estadual de ensino a chance de mergulhar em uma jornada inédita pelo mundo da inteligência artificial, criação de jogos digitais, programação, pesquisa e prototipagem. O Edital nº 19/2025 contém todas as regras, critérios de elegibilidade, prazos de inscrição, documentação necessária e orientações para submissão das propostas e está disponível no site da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) – acesse clicando aqui.
O edital prevê que cada equipe deve ser formada por um professor coordenador e quatro estudantes do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. As propostas precisam ser submetidas pelos coordenadores no portal da Fapitec, acompanhadas de toda a documentação exigida até a data final do edital. Antes da competição, os selecionados passarão por uma capacitação tecnológica de 20 horas, certificada pelo SergipeTec, para desenvolver habilidades práticas em inovação e programação.
O evento oferece premiação em dinheiro para as dez melhores equipes, além de transporte, hospedagem e alimentação para os participantes que não são de Aracaju. As escolas também serão contempladas. Cada equipe premiada receberá um notebook gamer para continuar desenvolvendo projetos de inovação. A equipe vencedora terá ainda o título de pioneira no programa Sergipe no Mundo Digital, inaugurando novas experiências de imersão tecnológica.
“O Educkathon é uma oportunidade motivadora para que professores e estudantes da rede pública tenham acesso a uma imersão digital, certificada pela SergipeTec, e participem de uma competição focada em desafios digitais com o propósito de desenvolver jogos pedagógicos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem”, afirma a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos.
‘Educkathon’
O Programa de Ideação Apoio à Realização de Hackathon na Rede Pública Estadual de Educação (Educkathon) é uma realização do Governo de Sergipe, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, da Secretaria de Estado da Educação (Dase/Seed), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e o Parque tecnológico de Sergipe (SergipeTec).
Hackathons são eventos envolventes, imersivos, colaborativos e/ou competitivos. O hackathon inicia-se com a apresentação do desafio proposto. A partir disso, os participantes (com diferentes perfis) montam suas equipes e, apoiados na metodologia do Design Thinking, pesquisam, geram ideias, projetam e testam protótipos. Tudo para entregar uma solução ou soluções para o desafio proposto em um curto intervalo de tempo.
Trazer o Hackathon para a comunidade escolar expande seus benefícios, oferecendo aos estudantes uma oportunidade única de trabalhar colaborativamente fora de sua rotina, explorando ideias e assumindo riscos em um ambiente estimulante. A iniciativa fomenta a inovação tecnológica desde a base, reunindo talentos diversos para criar soluções conjuntas, preparando os jovens para um futuro no qual a colaboração e a inovação contínua são essenciais. A ação também inaugura uma nova fase para a educação pública sergipana, estimulando a criatividade digital de professores e alunos.