Nesta quarta-feira, durante o grande expediente da 79° sessão Ordinária, realizada no dia 24 de setembro, os vereadores abordaram diversos temas, como o projeto de lei para ambulantes, CPI da SMTT e homenagem ao torcedor do Sergipe, Zé do Rádio, que faleceu nesta quarta-feira, dia 24 de setembro. Cada parlamentar teve 15 minutos para falar.
A primeira oradora foi a vereadora Selma França, do PSD, abordando o projeto de lei n° 245/2025, de sua autoria, que altera a lei dos ambulantes, com o objetivo de trazer valorização a essas pessoas, inclusive, com a criação de uma semana de atividades voltadas a este público. “O trabalho informal ocupa o sustento de diversas famílias aracajuanas e não podemos negligenciar isso”, disse. A vereadora fez um apelo para que os parlamentares aprovassem o projeto e criticou a remoção de ambulantes de áreas públicas, sem pensar em uma política pública para eles.
O vereador Fábio Meireles também ocupou o grande expediente e realizou críticas à SMTT, sobretudo, ao senhor Nelson Felipe. Fábio apresentou um documento que mostra a aplicação do dinheiro das multas, na gestão atual, com o pagamento da concessão de diárias, locação de veículos tipo Van, passeio, vigilância patrimonial armada e desarmada, dentre outros elementos, que, segundo o vereador, estão sendo objeto de análise na CPI da SMTT, que se refere à gestão anterior.
O vereador Isac Silveira, líder da prefeita na Casa, foi o próximo orador e destacou que “eu não sou líder de erro, eu sou líder da prefeita. Vamos dar a oportunidade para Nelson Felipe dar as justificativas deles. O que não vale para Renato Teles, na gestão passada, não vale também para Nelson Felipe. Vai sair um relatório desta CPI e nada impede que o vereador Fábio Meireles peça uma nova”.
O último orador do grande expediente foi o vereador Miltinho Dantas. Por causa de sua solicitação, a sessão foi nomeada em homenagem ao senhor José Pedro Cavalcanti Lessa, conhecido como Zé do rádio, torcedor do Clube Sportivo Sergipe, que faleceu nesta quarta, dia 24. Ainda na temática do futebol, Milton Dantas ressaltou a competência do vereador Vinicius Porto, que foi convidado a concorrer como vice-presidente do Confiança. Milton Dantas também parabenizou o presidente Lula pelo seu discurso na ONU e disse “todos os governantes têm que defender o seu povo, pela soberania do Brasil”, apontou. Milton também considerou que as informações apontadas pelo vereador Fábio Meireles são pertinentes para a análise da CPI da SMTT.
Por Camila Farias