Formação conta com parceria da Universidade Federal de Sergipe; edital segue aberto até o dia 2 de outubro
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (Cesad/UFS), lançou o edital de inscrição para o curso de especialização em Gestão da Escola Pública do Ensino Médio (Gepem). A abertura do edital para cursistas ocorreu no último dia 18 de setembro e segue até 2 de outubro. A iniciativa integra a Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), resultado de uma cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Básica (SEB).
O curso tem como objetivo qualificar gestores e demais profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino para enfrentar os desafios da gestão escolar, alinhando práticas administrativas, pedagógicas e de liderança às demandas contemporâneas da educação pública. Trata-se de uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das equipes diretivas das escolas. O edital completo está disponível no site do Cesad/UFS.
A iniciativa será ofertada na modalidade de educação a distância, com apoio presencial em polos distribuídos no estado. Ao todo, serão 250 vagas, distribuídas em cinco polos presenciais: 30 vagas em Nossa Senhora das Dores, 30 em São Domingos, 30 em Lagarto, 100 em São Cristóvão e 60 em Nossa Senhora da Glória. O curso terá duração de 12 meses, com início previsto para outubro, e contará com atividades realizadas em polos com infraestrutura de informática e espaços adequados para as aulas presenciais. A carga horária total será de 360 horas, das quais 340 serão a distância e 20 presenciais.
As vagas são destinadas prioritariamente a diretores (as) e coordenadores (as) pedagógicos (as) das escolas públicas de Ensino Médio, mas também poderão participar docentes de comitês pedagógicos, professores da gestão da Seed e demais interessados que tenham diploma de nível superior. O intuito é formar gestores e equipes pedagógicas, ampliando sua atuação escolar e comunitária, com ênfase na melhoria do desempenho acadêmico e no desenvolvimento integral dos estudantes.
De acordo com o coordenador pedagógico do Serviço de Ensino Médio, do Departamento de Educação (DED), Joelson Oliveira, o curso consiste em uma ação estratégica e necessária para fortalecer a formação dos profissionais da educação, especialmente os que atuam diretamente na liderança e organização das instituições de Ensino Médio.
“A proposta do curso demonstra sensibilidade às demandas reais das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, ao oferecer uma formação que articula teoria e prática, promovendo reflexões sobre os desafios contemporâneos da gestão educacional. Além disso, a especialização contribui para o desenvolvimento de competências essenciais à atuação dos gestores do Ensino Médio, como planejamento pedagógico, liderança colaborativa, gestão de recursos e avaliação institucional. Tais conhecimentos são indispensáveis para que possamos enfrentar com mais preparo as complexidades do cotidiano escolar e promover uma educação de qualidade para todos”, destacou.
Por Jennifer Nyrla (estagiária)