Na tarde desse domingo, dia 21, aconteceu um grande ato na praia da Cinelândia, em Aracaju, contra os projetos de Blindagem e de Anistia propostos pela Câmara dos Deputados, e a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) esteve presente. Milhares de pessoas se reuniram dizendo não aos desmandos dos deputados federais e em defesa da Democracia. Além da capital sergipana, foram realizados atos em outras cidades e capitais por todo país. A PEC da Blindagem determina que os próprios deputados precisam autorizar para que um deles seja julgado. O projeto já foi aprovado na Câmara com voto secreto e deve ser encaminhado para Senado. Já a PEC da Anistia, que pretende perdoar os acusados dos atos golpistas, teve a urgência aprovada, o que fará com que ele não precise passar pelas comissões da Casa.
“Foi um dia histórico! O povo ocupou as ruas e deixou seu recado que não permitirá a anistia dos golpistas e que não aceita a PEC da Blindagem. Nós vamos seguir firmes e mobilizados em todo país pela defesa da nossa Democracia e contra esse Congresso inimigo do povo. Não esqueceremos dos deputados federais sergipanos que votaram favoráveis a urgência da anistia, eles são inimigos do povo e o povo estava nas ruas de Aracaju vaiando a atitude deles. Encontrar as pessoas, conversar e lutar por um Brasil mais justo ao lado delas nos deixa mais fortes para enfrentar os próximos dias, tanto no parlamento, quanto nas ruas. Foi lindo ver que trabalhadoras e trabalhadores, que sustentam o nosso país, estão ao nosso lado lutando contra esses absurdos”, disse a vereadora.
O povo foi às ruas levando cartazes que pediam ‘Não à PEC da Bandidagem’ e sob os gritos de ‘Sem Anistia’ protestaram contra os parlamentares que atentam a Democracia. O ato contou com shows de Samba do Arnesto, Nino Karvan, Lucas Campello, Descidão dos Quilombolas e Lampião da Rima. O movimento foi organizado pela Central Única do Trabalhadores e outros movimentos sindicais, sociais e partidos políticos. A PEC da Blindagem, na prática, inviabilizará a abertura de ações penais contra deputados e senadores. Ela foi articulada por parlamentares do Centrão, que votaram em peso pela aprovação da proposta. E na PEC da anistia, aliados do ex-presidente Bolsonaro defendem um texto que estabelece anistia ampla, geral e irrestrita para os condenados do 08 de janeiro.
“O nosso grande lugar é a rua. Só a rua e nossa manifestação popular são capazes de derrubar esse congresso. Precisamos estar nas ruas e não sair das redes sociais para que possamos pressionar estes deputados. Não podemos esquecer que ano que vem é ano de eleição e nós precisamos desgastar eles agora, para que esse tipo de gente não seja reeleito. Esse ato foi muito importante, queria agradecer a todos que foram e dizer que precisaremos, cada vez, mais dessa união e dos movimentos sociais para continuar”, finalizou Sonia Meire.
Por Manuella Miranda