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Home Educação

Ensino médio integral de Sergipe é destaque em pesquisa nacional sobre preparação para o Enem

17 de setembro de 2025
in Educação
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Ensino médio integral de Sergipe é destaque em pesquisa nacional sobre preparação para o Enem
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A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas que ofertam ensino médio em tempo integral na rede pública estadual de ensino de Sergipe está a todo vapor. Segundo uma análise realizada pelo Instituto Sonho Grande, organização dedicada a expandir o ensino médio integral em escolas públicas do Brasil, as unidades escolares de Sergipe que adotam a modalide se destacam na qualidade ofertada e na preparação. Os ganhos são consistentes em todas as áreas que são avaliadas pelo Enem: Redação, Matemática e suas Tecnologias, em Ciências Humanas e suas Tecnologia, em Linguagens e Códigos, e em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

“O ensino integral trabalha para fortalecer, também, o protagonismo dos estudantes sergipanos, preparando-os para a vida e promovendo o despertar de habilidades. Ajuda na melhoria no desempenho, incluindo grandes resultados no Enem, dando oportunidade de participação em projetos de iniciação científica e outras atividades extracurriculares. A modalidade vem fazendo a diferença no processo ensino aprendizagem”, destaca o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), tem fortalecido o ensino integral com infraestrutura e material pedagógico. A modalidade promove o desenvolvimento completo dos estudantes por meio de atividades educacionais e projetos de vida, oferecendo inovações pedagógicas, tecnológicas e de gestão, além de melhoria na infraestrutura. Diminuir a taxa de evasão escolar e aumentar a participação dos estudantes em atividades educacionais.

Conforme o coordenador-geral do Núcleo de Educação em Tempo Integral (NGETI), Erbson Rodrigues, os estudantes do ensino médio integral têm obtido resultados satisfatórios. “A combinação de mais tempo na escola com um modelo de ensino mais conectado às necessidades e ao projeto de vida dos estudantes cria condições para que eles avancem em seus estudos e ampliem suas possibilidades de futuro. A partir das próximas edições do exame, os resultados tendem a melhorar ainda mais, já que, em 2025, foram feitas adequações nas matrizes curriculares, contemplando componentes mais específicos, como a preparação para o Enem, Sistema de Avaliação da Educação Básica e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe, produção textual, além do aumento nas cargas horárias de todos os componentes da Base Nacional Comum Curricular”, destacou.

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica que aumenta a permanência do estudante na escola por, no mínimo, 35 horas semanais, com o objetivo de promover um desenvolvimento mais completo, além de trabalhar as competências cognitivas e socioemocionais. O modelo também é estruturado em pilares como projeto de vida, protagonismo juvenil, orientação de estudos e disciplinas eletivas, que promovem a formação integral do estudante, junto aos componentes curriculares previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De um universo de 318 escolas públicas estaduais, Sergipe conta atualmente com 109 unidades que ofertam a modalidade distribuídas na capital Aracaju e no interior do estado. Uma delas é o Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, no bairro Bugio, na capital sergipana. A unidade desenvolve um trabalho pedagógico e social que tem transformado a comunidade escolar e fortalecido o reconhecimento de pais e alunos sobre a importância da preparação para o Enem. De acordo com o diretor da unidade, Tarcísio Tavares, o acompanhamento possibilita um melhor monitoramento do desempenho escolar dos estudantes e garante, também, maior participação em olimpíadas do conhecimento.

“É grande a dedicação dos alunos e o envolvimento da equipe pedagógica. O integral permite que acompanhemos cada estudante de forma mais próxima. Esse modelo fortalece vínculos e cria uma rotina de estudos que se reflete diretamente no desempenho deles. Os resultados no Enem são fruto do empenho coletivo de professores, gestores, estudantes e famílias”, frisou.

Para o egresso da rede pública estadual e aprovado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gustavo Santos, a rotina de estudos, aliada ao pré-vestibular, foi essencial para alcançar a aprovação. Ele destacou que a dedicação fez a diferença em sua trajetória. “Assim que eu chegava à escola, as aulas aconteciam normalmente. Durante as matérias optativas e no intervalo, eu sempre preferi usar esse tempo para estudar ou ler sobre assuntos diferentes ou que eu notava ter maior dificuldade. A rotina de estudos era um pouco cansativa, mas, mesmo assim, consegui a minha aprovação”, relatou.

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