O deputado Georgeo Passos (Cidadania) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (11), para criticar o concurso público do magistério lançado pelo Governo Estadual. De acordo com o parlamentar, o número de vagas ofertadas está muito abaixo da real necessidade da rede de ensino.
“Com relação ao concurso do magistério da rede estadual de ensino, é um número muito abaixo da necessidade do Estado de Sergipe: apenas 300 vagas e um cadastro de reserva restrito a no máximo 600 pessoas. Se compararmos, o município de Aracaju, ainda na gestão anterior, lançou 425 vagas, ou seja, a capital fez um concurso maior que o Estado, que tem uma estrutura muito mais ampla, presente em 75 municípios. Isso demonstra que o governador (Fábio Mitidiri) não quer resolver o problema da falta de professores”, afirmou.
Georgeo Passos destacou também a insatisfação de aposentados e profissionais do magistério, que, de acordo com ele, enfrentam dificuldades no diálogo com o Executivo estadual. “São diversas manifestações para que direitos sejam respeitados, mas geralmente o que vemos são cortes e descumprimentos. É lamentável que um concurso tão importante traga uma oferta tão limitada de vagas”, acrescentou.
Redução de taxas
O parlamentar também anunciou que, a partir da próxima semana, iniciará um movimento popular em Sergipe pela redução das taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran). “Nós trataremos desse tema agora nas ruas, buscando adesão da população sergipana. Vamos fazer um abaixo-assinado e, quem sabe, até propor um projeto de lei de iniciativa popular para chegar a esta Casa. Estaremos nas feiras livres, nos semáforos, no calçadão e no interior do estado para ouvir as pessoas e lutar pela redução já das taxas do Detran”, declarou Georgeo Passos.
Por Débora Nepomuceno Marques