A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Proteção Animal, realizou uma castração coletiva de gatos comunitários nesta terça-feira, 9, no município de Nossa Senhora do Socorro. A ação se deu em parceria com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais de Socorro, e englobou felinos que estavam sob os cuidados de protetores de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Cerca de 80 gatos, machos e fêmeas, passaram pelo procedimento realizado no castramóvel da SES. “A castração dos felinos é fundamental para o controle de natalidade, redução de transmissão de doenças, as zoonoses, que são passadas dos animais para os humanos e vice-versa, além de melhorar o bem-estar dos animais castrados”, destacou o médico veterinário do castramóvel, Luiz Scotti.
O município de Socorro procurou o castramóvel da SES após orientação do Ministério Público Federal (MPF). A secretaria local cadastrou os protetores de animais, e a partir disso as castrações foram realizadas. “Hoje, nós estamos realizando não apenas a atividade de castração, mas também dando voz aos protetores de animais. Iremos conversar com eles e ver as suas demandas a fim de articular soluções”, explicou o procurador da República Igor Miranda.
Para o secretário de Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais de Nossa Senhora do Socorro, Adriano Bandeira, a castração de animais é um dos principais objetivos da pasta, e a parceria com a SES é muito importante no desenvolvimento dessa atividade. “É um dia muito importante. Castramos cerca de 80 gatos e a ação de hoje é voltada justamente para aqueles que protegem esses animais”, pontuou.
A protetora independente de animais Edileusa da Silva levou quatro gatas para serem castradas durante a ação. “O castramóvel é muito importante, é a peça-chave, sem ele nada disso seria possível. Agradeço a todos que estão trabalhando em conjunto para termos essa oportunidade”, disse.
A aposentada Maria Sônia Santos também aproveitou a oportunidade para cuidar dos seus animais: “Eu vim trazer meus dois gatos, Nino e Raí, para castrar porque tenho muito amor por eles. Essa ação é muito positiva e deixo meus parabéns”.
Defensora da causa animal, a deputada estadual Kitty Lima esteve presente na ação e agradeceu pela contribuição da SES. “Essa parceria está sendo maravilhosa. O envio do castramóvel é muito importante para o controle populacional dos animais e de zoonoses no município”, reforçou a parlamentar.
Castramóvel
Desde 2023, quando começou a funcionar, o castramóvel da SES já realizou mais 8.000 serviços direcionados à saúde animal, como consultas veterinárias e castrações. Só em 2025, foram castrados 2.136 animais entre cães e gatos. O objetivo é reduzir o número de animais abandonados e, consequentemente, diminuir a transmissão de zoonoses – doenças infecciosas ou parasitárias transmitidas entre animais e seres humanos.
O castramóvel da SES conta com uma equipe formada por quatro médicos veterinários e dois estagiários de Medicina Veterinária, que realizam os atendimentos e procedimentos com segurança e eficiência.
Mais informações podem ser requisitadas através do e-mail diproan@saude.se.gov.br.