A Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou nesta terça-feira, 9, as apresentações da 5ª edição da ‘Plenarinha’. Planejado pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf), o projeto vai ser realizado até o dia 3 de outubro, abrangendo todas as 54 escolas da rede que ofertam Educação Infantil. O tema central deste ano é ‘Pequenos exploradores, grandes descobertas’. A partir dele, a maioria das escolas optou por levar conhecimento e conscientização acerca de conteúdos ligados ao meio ambiente. A importância dos animais, árvores, plantas e natureza de forma geral será abordada por alunos durante o período.
Crianças do Infantil 4 e 5 da Escola João Teles de Menezes interpretaram peças e fizeram uma performance de dança focadas na temática ‘O voo da Borboleta’. De ovo à lagarta, do casulo à transformação em borboleta: a metamorfose inspirou a realização de diversas atividades pedagógicas em sala de aula e extraclasse nos últimos meses, as quais culminaram na apresentação desta terça. Pais, responsáveis, professores e demais alunos da escola prestigiaram o momento.
Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Miranildes Cajé, tudo começou quando uma borboleta pousou no pátio da escola, e o episódio se transformou em uma festa com os alunos encantados com a beleza do animal. “A partir da curiosidade deles resolvemos iniciar as atividades voltadas à proposta da Plenarinha”, contou. Aulas de Língua Portuguesa sobre a família do ‘B’, trabalhos de literatura infantil com o inseto como protagonista, pinturas, desenhos, cartazes e confecção de materiais de borboleta (com plástico e papel) compuseram a aprendizagem das crianças no período.
Além da junção do pedagógico com o tema central do projeto, houve muita prática com o intuito de promover descobertas e fortalecer nessas crianças o respeito aos animais e ao meio ambiente. “A professora Cristiane, do Infantil 5, apresentou um casulo e mostrou como tudo se inicia. Ela o colocou numa plantinha, e eles foram observando e fazendo muitas perguntas. Após isso, entrou a parceria com os pais. A escola entrou em contato com as famílias, e algumas nos mandaram algumas borboletas pra ir pra escola, quando nós pudemos soltá-las aqui no pátio. Assim, mostramos todo o processo, do casulo ao voo”, narrou Miranildes.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Gabriela Chagas, proteger a natureza é medida fundamental para uma coexistência harmônica entre seres humanos e demais espécies. Ela ressaltou que promover comportamentos sustentáveis por meio do processo de ensino-aprendizagem é essencial. “Nós temos um comprometimento especial de trabalhar com os nossos alunos uma visão cidadã. Nesse sentido, o cuidado com o meio ambiente é de suma importância, para que as nossas crianças, desde pequenas, tenham esse hábito de zelar, de proteger, conhecer as necessidades e saber como agir em relação às plantas, animais e toda a natureza”, opinou.
Segundo Priscila Santos, mãe do aluno Pietro Daniel, do Infantil 5, as ações derivadas da Plenarinha proporcionaram avanço no desenvolvimento do seu filho. “Gerou muita alegria nele. Pietro fica bastante ansioso pra vir todo dia pra escola para fazer atividades novas. Além disso, ampliou o respeito dele ao meio ambiente e gerou muito afeto em relação aos animais. Hoje, ele me pede para adotar algum, seja um cachorro, um gato ou até um passarinho”.
Plenarinha
A Plenarinha é um projeto da Semed que tem a finalidade de garantir o protagonismo e participação dos estudantes no processo de aprendizagem. Realizada desde 2019, a cada ano um tema é evidenciado, oportunizando que as crianças se expressem sobre variados assuntos. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto não ocorreu por causa da pandemia. Os trabalhos produzidos pelos estudantes são expostos por meio de murais, apresentações, maquetes, vídeos, fotos e outros meios.
Fonte: AAN