sexta-feira, 18, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Secretaria Municipal de Agricultura de Lagarto firma parceria com o IBGE

18 de julho de 2025
in Municípios
0
Secretaria Municipal de Agricultura de Lagarto firma parceria com o IBGE
Share on FacebookShare on Twitter

O município de Lagarto tem um forte potencial agropecuário, que segue em desenvolvimento e constante mudança. Com o objetivo de ter uma noção mais próxima da realidade sobre essa expansão, é necessário e fundamental o acesso a dados verídicos. Pensando nisso, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que irá realizar a coleta de dados reais todos os meses e os colocará à disposição para que a Semagri possa atuar baseada nesses dados.

A medida visa fortalecer a base de dados estatísticos do setor agropecuário local e gerar diversos benefícios para a produção rural e para os produtores lagartenses, a exemplo de melhorias no planejamento das produções agrícolas; planejamento do apoio técnico e da extensão rural necessária para o desenvolvimento; identificação das culturas que têm maior potencial agrícola na região; otimização da capacitação técnica, a fim de melhorar a produtividade; e adoção de técnicas que aumentem a produtividade e reduzam as perdas.

O servidor da Semagri, Marcel Dantas, responsável por mediar a reunião com o IBGE, explica como a parceria irá impactar de forma positiva na atuação da secretaria. “Com as informações obtidas através do IBGE, a Semagri poderá planejar melhor suas políticas para o campo, promovendo ações mais efetivas de assistência técnica, incentivos à produção e programas de sustentabilidade agrícola”, disse.

O chefe da Agência Regional do IBGE, Diego Gonçalves dos Santos, detalha quais serão os próximos passos após a parceria firmada. “De imediato, vai ser criado o Banco de Preços Municipal, que será divulgado pela própria secretaria, com o apoio do IBGE. Vamos dar suporte cadastrando informantes, e esses informantes irão alimentar o Banco de Preços Semanal, que será divulgado nos portais de comunicação da própria secretaria, que vai estar baseando o produtor a fazer seus planejamentos para a época de colheita, dando direcionamento sobre qual é a melhor época de colheita para aumentar seu rendimento e, consequentemente, elevar o PIB do município e a qualidade de vida dos produtores rurais”, pontua.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de São Cristóvão investe na aquisição de brinquedos e mobiliários para creches do municíp...

Secretaria da Agricultura realizará 1° Encontro do Produtor Rural no dia 25 de junho

Papai Tá Aqui: Prefeitura de Estância e Governo do Estado Lançam Programa para Fortalecer Vínculos F...

Governo do Estado investe em obras rodoviárias para impulsionar o desenvolvimento em Aquidabã e regi...

Governo do Estado repassou mais de R$ 900 milhões para os municípios no primeiro semestre

Deso amplia captação de água e reforça abastecimento no povoado Jenipado

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato