Nesta sexta-feira, 11, equipes da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizaram uma visita às obras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Villas Boas, no bairro Industrial, em fase final de construção.
As obras, iniciadas em 2023, estão promovendo uma verdadeira transformação na estrutura da instituição de ensino. A Emurb executou a demolição de toda a antiga estrutura para a reconstrução do prédio, que ganhou um pavimento superior, totalizando uma área de 1,9 mil m². Ao todo, a escola contará com 11 salas de aula, todas climatizadas, com capacidade para comportar 24 alunos, em faixa de idade de 6 a 12 anos. Além disso, receberá estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A escola conta com sala de recursos, laboratório de ciências e matemática, jardins, lavanderia, refeitório, cozinha, copa, sala multiuso, sala de leitura, depósito de instrumentos musicais, lavanderia, pergolados, sala de professores, secretaria e diretoria. Os estudantes terão à disposição uma quadra poliesportiva e um parque infantil composto de gangorra, escorregador, gira-gira adaptado e amarelinha, para estimular a brincadeira, convivência e o desenvolvimento de atividades. Com o serviço, a capacidade de vagas praticamente será dobrada, passando de 279 para 550 vagas.
A secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, falou sobre a nova unidade de ensino. “A comunidade irá receber uma escola totalmente reconstruída, a obra está em fase final e nós estamos acelerando o ritmo de trabalho junto à empresa responsável para cumprirmos o prazo de entrega, que é 22 de julho”, disse. Ainda segundo a gestora, o grande desafio foi recurso para o pagamento da empresa responsável pela obra, já que, quando a Semed fez a transição de gestão, havia quatro meses em atraso. “Em conversa com a prefeita Emília Corrêa, conseguimos chegar a uma solução, viabilizando a regularização da empresa”, afirmou.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Guimarães, falou sobre o andamento, qualidade da obra e a parceria com a Semed. “O desafio de uma obra com troca de gestões é saber exatamente como começou e de que forma é preciso dar continuidade. Parabenizo o esforço feito pela Semed e chegamos à reta final desse projeto, fazendo as vistorias necessárias para que seja entregue à comunidade”, disse o presidente.
De acordo com a engenheira responsável pela obra, Maria Gabriela Pinto, trata-se de uma obra de grande proporção, muito bem projetada, espaçosa, e que, nessa reta final, existe uma força-tarefa para a entrega no prazo, trabalhando em regime de revezamento de equipes diariamente, incluindo finais de semana. “Nossa equipe é composta por 36 colaboradores que estão dando o máximo para a entrega da obra, que está ficando linda, e quem ganha com isso é a comunidade aracajuana”, afirmou a engenheira. A obra foi pensada em todos os aspectos, incluindo conforto, modernidade e acessibilidade, tanto para os alunos quanto para os colaboradores.
Foto: AScom/Semed