sexta-feira, 11, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza cirurgia para evitar perda da visão de bebês prematuros

10 de julho de 2025
in Saúde
0
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza cirurgia para evitar perda da visão de bebês prematuros
Share on FacebookShare on Twitter

Nesta quinta-feira, 10, é celebrado o Dia da Saúde Ocular para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças que podem levar à perda da visão. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade para partos de alto risco da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece tratamento ocular cirúrgico para bebês prematuros, como a panfotocoagulação da retinopatia da prematuridade.

De acordo com a médica oftalmologista especialista em retina e vítreo, Dorothy Ribeiro Lima, celebrar o dia da saúde ocular é importante para alertar a população sobre as principais doenças oculares, prevenção e tratamento precoce. “Isso diminui significativamente o risco de cegueira, melhorando a qualidade de vida como um todo. No nosso caso na MNSL, focamos na prevenção da cegueira nos recém-nascidos, prematuros, com infecções congênitas, síndromes genéticas, e todas as possíveis causas de cegueira nessa população, que tem um impacto devastador no crescimento e desenvolvimento da criança”, destaca. 

A médica explica que a prematuridade tem um impacto significativo no desenvolvimento do bebê com um todo. “Quanto maior o grau de prematuridade, maiores são os cuidados e o suporte que esse bebê vai precisar para se desenvolver da melhor forma”, pontua ao ressaltar que a doença visual mais comum nesse período de vida do recém-nascido é a retinopatia da prematuridade, que pode acometer prematuros extremos e tem risco de levar à cegueira definitiva se não for diagnosticada e tratada a tempo. “A prematuridade também está associada a outros problemas visuais como aumento na incidência de miopia, estrabismo e glaucoma”, complementa. 

Panfotocoagulação

Uma cirurgia oftalmológica realizada em bebês na MNSL é a panfotocoagulação da retinopatia da prematuridade em ambos os olhos, que é de extrema importância quando é feita em tempo, mantendo a visão da criança. “Se não for realizada ou for realizada tardiamente, a criança perde a visão”, alerta Dorothy.

Essa cirurgia é oferecida gratuitamente às crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo realizada somente por dois prestadores no estado, sendo um deles na MNSL. “Esse procedimento é realizado na própria MNSL, o que é mais seguro para o bebê, já que evita deslocamentos desnecessários para outro serviço com risco de vida para a criança. Realizamos uma média de três procedimentos por mês, podendo ser mais ou menos, a depender da demanda”, completa.

Casos  

Tatiane Mota teve insuficiência istmocervical, uma complicação que pode ocorrer quando o colo do útero não consegue ficar fechado até o final da gestação e teve o pequeno Ravi prematuramente com 24 semanas de gravidez. “Já tive dois abortos, um com três meses de gestação e outro com cinco meses. Nessa terceira gravidez, fiz a cerclagem, um procedimento cirúrgico realizado em mulheres grávidas para prevenir o parto prematuro. Fiquei de repouso durante os seis meses. Mesmo assim, não consegui levar a gestação adiante. E meu milagre Ravi nasceu antes do tempo. Estou há três meses indo para a maternidade, ele fez a cirurgia da retinopatia da prematuridade e graças a Deus está se recuperando bem. Já está com previsão de alta da Utin para continuar o tratamento na Ala Canguru”, relata. 

Liliane Jesus do Nascimento também teve a filha Gabriele prematura aos seis meses de gestação. A menina precisou fazer a cirurgia de panfotocoagulação da retinopatia da prematuridade. “Tive sangramento e minha filha nasceu prematura. Ela fez a cirurgia nos dois olhos e está se recuperando bem. É bom ter esse tipo de cirurgia aqui mesmo porque a minha filha já vai sair bem sem risco de ficar cega”, enfatiza. 

Foto: Valter Sobrinho

 

Notícias Relacionadas

Saúde: Rede de Vigilância Sanitária de Aracaju alerta sobre riscos dos alisantes capilares

Anvisa e SMS capacitam fiscais para nova norma de cosmetovigilância

Saúde de Aracaju aciona Plano de Contingência e orienta população para conter alta de gripe e bronqu...

Sergipe recebe 35 novos profissionais do programa Mais Médicos

SES registra redução no número de casos de leptospirose e reforça a importância de cuidados preventi...

Hospital Regional de Socorro receberá investimentos para ampliação e novos serviços

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato