sábado, 7, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Programa Saúde na Escola garante proteção e saúde à comunidade escolar

5 de junho de 2025
in Saúde
0
Programa Saúde na Escola garante proteção e saúde à comunidade escolar
Share on FacebookShare on Twitter

A partir da Lei Federal nº 14.886, de 11 de junho de 2024, que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, a vacinação nas escolas públicas passou a ser obrigatória. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) segue ativamente realizando vacinações em todos os 75 municípios de Sergipe, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Uma das 14 ações realizadas é a vacinação de alunos, professores e comunidade escolar. Essa ação faz parte da Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa Saúde na Escola (PSE).  

Essa estratégia busca aumentar as coberturas vacinais entre os estudantes e se mostra eficaz para reverter o declínio histórico nas taxas de vacinação, protegendo não apenas os alunos, mas também a sociedade em geral. “A vacinação nas escolas é essencial para garantir a saúde das crianças e da comunidade, promovendo um ambiente seguro e saudável para o aprendizado”, pontua o coordenador do Programa Saúde na Escola da See, Emerson Araújo. 

As vacinas são disponibilizadas para alunos, professores e comunidade escolar, como merendeiras, seguranças e executores de serviços básicos, com os seguintes imunizantes: Febre Amarela, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana – DTP, Meningocócica ACWY, HPV4 e Dengue atenuada, de acordo com a faixa etária do estudante. Para a vacinação contra a Dengue, é preciso verificar se o município será contemplado pela campanha; caso seja, o aluno é encaminhado à unidade de saúde para receber a dose.

Outras vacinas também podem ser disponibilizadas após análise da equipe de vacinação, como Influenza, Covid-19, Penta (DTP/Hib/Hep B), Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Pneumocócica 10 valente, Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), Hepatite A e B, e Varicela.

Cronograma de vacinação

Na manhã desta quarta-feira, dia 4, uma das escolas que recebeu a equipe do Programa Saúde na Escola foi o Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. No momento da ação, os alunos puderam regularizar suas cadernetas de vacinação, caso as possuíssem, ou apenas tomar a vacina contra a gripe.

A aluna Ana Júlia destacou a importância dessa ação, não apenas para os alunos, mas, também, para as pessoas mais vulneráveis, como idosos e aqueles com baixa imunidade. “Essa ação contribui para preservar não só a nossa saúde, mas também a  saúde das pessoas ao nosso redor. Quando você se ajuda, acaba ajudando outras pessoas”, pontua.

O professor de Geografia Rony Mesquita abordou a praticidade que essa ação traz para todos. “No dia a dia, muitas vezes estamos ocupados. Os alunos, às vezes, estão longe dos postos de saúde e, aí, quando essa ação vem para a escola, se torna muito mais prático, principalmente neste período de gripe sazonal com a influenza”, aponta.

Autorização para vacinação 

Foi implementado, desde 2024, pelas Secretarias de Educação e de Saúde de Sergipe o termo de autorização, no ato da matrícula, nas escolas da rede estadual. “Deste modo, os pais/responsáveis tomaram ciência da necessidade de vacinação, bem como das vacinas que poderão ser administradas durante o ano letivo no ambiente escolar”, afirma o coordenador Emerson Araújo.

Desde então, esses documentos são incluídos na Portaria de Matrícula, divulgado anualmente, e estabelece as normas e diretrizes para a matrícula nas escolas da Rede Pública Estadual. Essa portaria também trata de providências correlatas, fundamentadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90) e pelas exigências para pessoas cadastradas e beneficiárias de programas sociais como o Bolsa Família. 

Foto: Maria Odília

 

Notícias Relacionadas

Saúde estadual reforça importância da realização do Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida do b...

Brasil ultrapassou marca de 30 mil transplantes em 2024, informa Ministério da Saúde

SMS Aracaju aponta baixa adesão à vacinação contra a influenza e convoca população a se imunizar

Hemose intensifica ações no 'Junho Vermelho' e reforça importância da doação de sangue

Saúde de Aracaju mantém vigilância ativa e reduz áreas críticas de infestação do Aedes aegypti

Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Alto Risco amplia horário e disponibiliza alguns servi...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato