Lagarto vive a expectativa de tornar-se referência em saúde pública de qualidade no Estado de Sergipe. Com esta meta a cumprir, é visível a vontade, empenho e dedicação de cada profissional da Secretaria de Saúde e demais setores da administração em alcançar este objetivo.
Foi pensando assim, que todos abraçaram o 2º Mutirão da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, realizado no dia 31 de maio. “Esse empenho entusiasma qualquer gestor, os profissionais sabem a importância de cuidar das pessoas com alegria, respeito e carinho. A saúde deve ser assim, com qualidade e igualdade. O que estivemos acompanhando é o desenvolvimento de um município que dentro de alguns meses terá tudo isso em um Hospital Universitário, algo muito grande e importante”, disse o secretário de Saúde, Alberto Cavalcante, durante visita aos postos de atendimento do Mutirão.
O município de Lagarto juntou-se aos profissionais da Universidade Federal de Sergipe – UFS e não mediu esforços para auxiliar de perto a EBSERH na parceria para a realização do mutirão, que, ao todo, contou com 295 alunos de graduação, 28 residentes, 18 preceptores, resultando em 586 pacientes beneficiados, 943 atendimentos de educação em saúde, 832 consultas e 11 exames.
Rosimeire Bezerra, doméstica e moradora de Lagarto, ressaltou a importância dos atendimentos. “Estou muito satisfeita com tudo que foi colocado aqui, a gente que é pobre sabemos o quanto é difícil encontrar recursos para cuidar da saúde em clinicas particulares. Parabéns a prefeitura pelo serviço e continue assim, servindo a todos”, comentou feliz.
“Extremamente feliz, muito bom ver que o município de Lagarto, a Secretaria de Saúde tomou pra si essa ideia e promoveu um dia ligado a saúde pública. O mutirão da EBSERH é pra isso mesmo, pra interligar e fazer ao final uma população beneficiada de maneira satisfatória”, colocou, Valter Santana, superintendente da EBSERH.
A dedicação de gerentes, coordenadores e servidores da seguintes unidades: Clínica Saúde da Família Maroto, Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Centro de Especialidades Médicas e Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, tiveram fundamental importância para obtenção do êxito no referido mutirão.
“Todos estão aqui para trabalhar em favor do povo de Lagarto, são capacitados, profissionais e preparados para oferecer o seu melhor aos lagartenses. Quero agradecer a parceria com a UFS, agradecer ao interesse da EBSERH em fornecer saúde a todos. Espero que tenhamos mais eventos assim, estamos preparados para novamente auxilia-los de perto”, disse o prefeito Valmir Monteiro.
Foram oferecidos serviços nas seguintes especialidades: Exames de Audiometria, Otorrino, Endocrinologista, Cirurgião geral, Dermatologista, Ortopedista, Gastroenterologista, Cardiologista, Fisioterapia, Enfermagem, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Ambulatório de feridas e cicatrização, Odontologia e Infectologista.
O secretário Alberto Cavalcante visitou todas as unidades acompanhado do adjunto, Cleverton Oliveira, do Coordenador de Educação Permanente, Paulo Daltro, do Coordenador de Transportes da Saúde, Cristian Ramos, além, da Coordenadora de Especialidades Marilisa Rodrigues. Também estiveram acompanhando as visitas, os vereadores, Fábio Frank, e o presidente da Câmara, Ibraim Monteiro.
Fonte: Secom/Prefeitura de Lagarto