Dispositivo fica localizado na avenida Pedro dos Santos Neto, no Marcos Freire II
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), deu início, nesta quarta-feira (21), à operação do primeiro ecoponto do município, localizado na avenida Pedro dos Santos Neto, no Marcos Freire II. O espaço tem como objetivo receber materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, além de entulhos, que serão devidamente separados e destinados de forma ambientalmente correta. A iniciativa contribui para tornar a cidade mais limpa, organizada e sustentável.
O ecoponto funcionará das 7h às 17h, sob a responsabilidade da Cooperativa de Reciclagem Revira Volta. Antes do início das atividades, foi realizada uma inauguração simbólica com a presença do prefeito Samuel Carvalho, do vice-prefeito Elmo Paixão, secretários municipais e vereadores.
“Com muita alegria estamos iniciando a operação deste ecoponto, que é o primeiro do município e vai trazer um grande ganho para a sustentabilidade local, incentivando a reciclagem e diminuindo o descarte irregular. Nosso objetivo é fazer uma revolução, uma reviravolta aqui em Socorro, que passa também pela conscientização da população. Agora, aqui no Marcos Freire 2, os moradores podem procurar o ecoponto, deixar seu lixo reciclável, descartar seu entulho, tudo de forma segura e correta”, disse o prefeito Samuel Carvalho.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Alcides Júnior, o ecoponto já possuía o espaço físico e contava com a licença ambiental desde 2023, mas a antiga gestão municipal não iniciou a operação do equipamento. “Era um verdadeiro elefante branco, mesmo com a grande utilidade que o ecoponto tem, estava parado, os entulhos que são jogados na rua, poderiam estar vindo para cá, bem como também a coleta seletiva. Mas, na manhã de hoje, nós abrimos as portas e iremos receber a coleta seletiva, entulho e material da podagem de árvores”, disse o secretário.
De forma simbólica, Quitéria da Silva, representante da Cooperativa Revira Volta, entregou a licença ambiental do ecoponto ao prefeito Samuel Carvalho, indicando a prontidão para o início das atividades. “Para a cooperativa, está sendo muito enriquecedor, é um sonho realizado. Hoje é um dia muito importante para nós, temos 20 cooperados atuantes, fazemos a coleta nas empresas, no município, residências, e agora nos juntamos para fazer uma operação aqui, esse ecoponto vai ser bom para a cooperativa, vai trazer mais renda para nós cooperados, que somos mães e pais de famílias, que dependem desses materiais para ter o sustento”, afirmou satisfeita.
O secretário do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alan Max, explicou que o ecoponto, anteriormente, não estava pronto para operação. “A gente agora vem com uma nova vertente, trazendo estrutura para o ecoponto, junto com a cooperativa, para fortalecer a coleta de materiais recicláveis e também de outros tipos de resíduos que serão segregados e encaminhados para uma área devidamente legal. É importante que a sociedade saiba que, neste momento, não iremos receber resíduos classe 2A, que são os resíduos domésticos, porque não é o objetivo deste ecoponto. Futuramente, isso pode acontecer, com a ampliação da operação do ecoponto, mas o objetivo, neste momento, é primeiro fazer a segregação dos materiais e dar o devido encaminhamento de forma correta, para que a sociedade tenha como se fosse um ponto de apoio para que esses materiais não se juntem, não se acumulem e sejam destinados de forma irregular”, explicou.
O ecoponto está localizado ao lado de uma das principais áreas de descarte irregular de lixo do município, onde, apesar da presença de uma caixa coletora, ainda é comum o despejo inadequado de materiais. A expectativa é que a nova estrutura contribua para mudar esse cenário, oferecendo uma alternativa segura e adequada para o descarte de resíduos, incentivando a conscientização da população e promovendo mais limpeza, ordem e sustentabilidade na região.
Dia do Gari
Ainda nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria da Família, da Inclusão e da Assistência Social, promoveu um café da manhã alusivo ao Dia do Gari e da Margarida, celebrado anualmente no dia 16 de maio. O momento foi marcado por confraternização e reconhecimento da importância do trabalho executado pela categoria, que é vital para a manutenção da limpeza pública municipal.