A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que os serviços de castração de cães e gatos foram oficialmente retomados no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias. A iniciativa representa um importante avanço nas políticas públicas voltadas ao controle populacional e bem-estar de animais, além de reforçar as ações de saúde pública, evitando a proliferação de zoonoses e outras doenças.
Para a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, a retomada do serviço marca um novo capítulo na vida dos animais da cidade. “Encontramos uma Secretaria de Saúde completamente desorganizada e desestruturada, sem materiais e equipamentos adequados. O próprio serviço de zoonoses estava abandonado. No entanto, conseguimos recuperar o centro cirúrgico e a aquisição dos materiais necessários para a realização das cirurgias. Hoje, temos a satisfação de oferecer esse serviço à população”, afirmou.
Os agendamentos para as castrações serão realizados em breve, conforme o esvaziamento da fila de espera existente. Serão atendidos os protetores independentes já cadastrados e tutores de animais com renda de até dois salários mínimos. As vagas serão distribuídas mensalmente por meio de uma chamada pública, com a entrega de senhas, garantindo acesso organizado e transparente ao serviço.
Paloma Rodrigues, coordenadora de Controle de Vetores e responsável pelo Centro, destaca que o objetivo principal da castração é o controle populacional de animais, especialmente os errantes (sem tutor), que circulam pelas ruas e causam diversos impactos à saúde pública e ao meio ambiente.
“Essa ação tem grande importância para o município, pois ao controlar o número de animais nas ruas, melhora-se a qualidade de vida dos próprios animais e da população em geral”, declarou.