A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedest), através do setor de Habitação, deu início ao cadastramento das famílias para o Programa Morando Bem, que visa garantir o direito à moradia digna a famílias de baixa renda de Lagarto. O primeiro dia de inscrições ocorreu no Parque Zezé Rocha, e contou com a participação de diversas pessoas que aguardam pela oportunidade de conquistar a casa própria.
A nova fase do programa tem como público-alvo pessoas com renda familiar bruta mensal de até R$ 2.850,00. Para realizar a inscrição, é necessário atender aos seguintes critérios: ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos ou ser emancipado, não ser proprietário de outro imóvel, não ser detentor de financiamento no Sistema Financeiro da Habitação, não ter sido beneficiado por programas habitacionais anteriores e morar no município há dois anos ou mais. Além disso, os interessados devem ser inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e não possuir impedimentos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
O cronograma para as inscrições segue até o dia 30 de maio, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A previsão é que as inscrições beneficiem diversas famílias que, até então, enfrentam dificuldades com o aluguel ou condições inadequadas de moradia.
A secretária de Assistência Social, Suely Menezes, destacou a importância deste momento para as famílias de Lagarto. “Hoje demos início a uma etapa que carrega muito significado: o cadastramento das famílias para o Programa Morando Bem. Estamos aqui para acolher cada pessoa com carinho, escuta e respeito, porque entendemos que por trás de cada documento existe uma história, um sonho, uma esperança. Esse programa é sobre garantir dignidade e oferecer um novo começo a quem mais precisa, e com o coração cheio de compromisso que seguimos firmes nessa missão.”.
O cadastramento também é uma oportunidade para que as pessoas compartilhem suas histórias e o quanto esse programa representa uma mudança significativa em suas vidas.
Josefa Márcia, uma das participantes, compartilhou sobre o seu sonho. “Eu sonho há muito tempo com a minha casa própria. Pra mim, que sou deficiente, ter um lar só meu vai fazer toda a diferença. É difícil depender dos outros, e essa oportunidade traz esperança de uma vida melhor. Estou muito feliz em poder participar do cadastramento e ter essa chance. Se Deus quiser, vai dar certo.”.
Andreza Araújo, outra moradora de Lagarto, também destacou a importância de ter um lar próprio. “Moro de aluguel e sei o quanto é difícil. Todo mês é uma luta pra conseguir pagar tudo e ainda cuidar da minha filha. O sonho da casa própria é o que me dá força pra continuar. Ter um cantinho só nosso, onde eu possa criar minha filha com mais tranquilidade e dignidade, é tudo o que eu desejo.”.
Já Josefa de Souza compartilhou sua confiança no processo. “Sempre sonhei com a minha casa própria e acredito muito que vou conseguir. Já consigo imaginar cada cantinho. Ter um lar só meu vai ser uma bênção na minha vida.”.
O Programa Morando Bem segue como uma importante iniciativa para proporcionar qualidade de vida e acesso à moradia digna para a população de Lagarto, reafirmando o compromisso da gestão municipal em transformar realidades e melhorar o bem-estar das famílias.