Em busca de fortalecer e expandir a produção agrária, pesqueira, e a geração de renda da população do município, a Prefeitura de São Cristóvão inaugurou, nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Semagri). Na cerimônia ocorrida no Paço Municipal, o prefeito Júlio Nascimento assinou a posse de Edmilson Brito como secretário da pasta, reforçando o compromisso da gestão com o avanço das mais de 50 famílias produtoras rurais do território.
Antes funcionando como diretorias distintas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), a atual Semagri marca a retomada do setor agrário enquanto secretaria, desenvolvendo a ampliação de recursos para os segmentos de agricultura, aquicultura e pesca em São Cristóvão. “O objetivo é justamente organizar e fomentar essa cadeia produtiva, além de dar apoio técnico e institucional, buscando, junto com outros parceiros, a criação dessa atividade, para que possamos gerar renda com sustentabilidade”, ressaltou o secretário Edmilson Brito.
Edmilson Brito, secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca de São Cristóvão
Com a sua abertura, a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca seguirá fortalecendo as políticas públicas voltadas à agricultura familiar, pesca e agroecologia, com foco na inclusão produtiva e geração de renda. Entre as ações previstas estão o aumento das horas de tratores para preparo da terra, reestruturação do Programa Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (PMAF), ampliação do programa de aquisição de alimentos e o incentivo à agricultura urbana e periurbana.
É esperada ainda a implantação do projeto “Pescadores da Cidade Mãe”, com suporte técnico e abertura de crédito, além do fortalecimento das marisqueiras com EPIs e a busca pela criação da Casa das Marisqueiras. Parcerias importantes com instituições como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), também continuam firmes após a criação da secretaria.

Representando os agricultores e pescadores do município, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Cristóvão, Maria do Carmo Batista, que também é presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, acredita que o trabalho das diretorias de agricultura e aquicultura já eram eficientes na gestão anterior, mas a mudança para uma nova secretaria agrega ainda mais o crescimento econômico dos sancristovenses. “Agora, como secretaria, na mão de Edmilson, com certeza um secretário nota 10, a Semagri só tem a fortalecer o nosso trabalho”, afirmou.
Maria do Carmo Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Cristóvão
Presente na cerimônia de posse, o deputado federal João Daniel reforçou que o projeto político que acredita é o de cuidar das pessoas, das entidades, dos assentamentos e dos pescadores, e espera que esses grupos sejam colocados como prioridade. “O que os produtores precisarem em relação a articulações, eu sei que vão contar com o apoio do município, e contam com o apoio do governo federal e com o nosso também”, garantiu.
João Daniel, deputado federal
O prefeito Júlio Nascimento demonstrou que a reestruturação da Semagri foi uma decisão estratégica, pois São Cristóvão tem uma grande extensão de mais de 440km² de área e a maior parte dela é formada por zona rural, que merece estrutura própria para dar passos ainda mais largos. “Temos o compromisso de desenvolver essa área para evitar o êxodo rural. Precisamos investir na capacitação dos nossos agricultores familiares, grandes parceiros da cidade, para que possam ser, cada vez mais, os fornecedores dos alimentos consumidos aqui”, declarou o gestor.
Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvã
Presenças
Também estiveram presentes na cerimônia os vereadores Marcus Lázaro e Robson da Cabrita; o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe (Incra), André Milanez; a vice-prefeita de São Cristóvão, Gedalva Umbaubá; o diretor do IFS campus São Cristóvão, Marcos Arlindo; além de representantes de movimentos sociais e outras entidades.

Por Clara Dias
Fotos: Dani Santos