Atuar com a agilidade e segurança. Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), ao disponibilizar o serviço de atendimento emergencial, por meio do número 199. De janeiro a 15 de abril deste ano, a Defesa recebeu 257 chamados. A maioria dos atendimentos foi feito em bairros localizados na zona norte da capital sergipana, a exemplo do Cidade Nova, Porto Dantas e Soledade.
Em relação aos tipos de ocorrências, 72% foram para avaliação de risco estrutural, 8,3% para situações de alagamentos e 2,8% para colapso parcial de estrutura. Para a coordenadora da Defesa Civil, Valéria Bispo, a participação da comunidade é importante para evitar danos. “Quando somos acionados, deslocamos a equipe para verificar a situação relatada pelo solicitante. Toda a avaliação é feita com muita cautela e com base em critérios técnicos”, explicou.
Ainda segundo a coordenadora, os chamados para emergência podem ser feitos a qualquer hora, pois o serviço funciona 24 horas. “A nossa equipe está sempre de prontidão, inclusive nos fins de semana e feriados. O solicitante ao ligar, fornece os dados de identificação, telefone para contato, além de informações que possam subsidiar a nossa equipe”, destacou.
Alerta
Além da atenção voltada às ocorrências por meio do 199, as equipes mantém o monitoramento das áreas de risco e adotam medidas preventivas, executadas de maneira integrada com os demais órgãos da Prefeitura. Com a chegada da quadra chuva, que vai de abril a julho, as atenções estão sendo redobradas, principalmente em regiões mais sensíveis.
Foto: Ascom/Defesa Civil