Pela primeira vez, a cidade de São Cristóvão será palco do Festival World Creativity Day 2025, um evento colaborativo que reúne criatividade e inovação em diferentes países. A iniciativa acontece a partir do dia 21 de abril, em celebração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, e segue até o dia 23 de abril, com mais de 20 atividades gratuitas na programação.
São Cristóvão, com sua tradição cultural, riqueza artística e espírito criativo, oferece um cenário ideal para receber o evento. A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), abraça a iniciativa, reforçando o compromisso da gestão com a inovação, o empreendedorismo e a inclusão social.
Com o objetivo de impulsionar a economia criativa, estimular o protagonismo local e fortalecer a inclusão digital e social, a programação local conta com mais de 20 atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, apresentações culturais e desportivas. Todas as ações são abertas ao público com prévia inscrição através do link https://worldcreativityday.com/brazil/sao-cristovao/activities.
As atividades seguem até o dia 23 de abril e o encerramento contará com a apresentação do tradicional grupo folclórico de Chegança da AMI, símbolo da identidade cultural da Cidade Mãe de Sergipe.
Segundo a diretora municipal de Inovação, Laíse Santos, o evento traz a oportunidade de São Cristóvão se conectar ao mundo e criar um futuro mais inovador, inclusivo e sustentável. “A realização é do World Creativity Day, com apoio da Prefeitura de São Cristóvão, e mantenedor oficial Água Mineral São Cristóvão. Essa união reflete o espírito colaborativo do festival e reforça o potencial transformador da criatividade em nossa cidade”, ressalta.
Laíse Santos, diretora municipal de Inovação
World Creativity Day
É o maior Festival Colaborativo de Criatividade do mundo, organizado anualmente na semana de 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação (ONU).
Sua lógica inovadora concebe um formato descentralizado, selecionando líderes que coordenam dezenas de festivais simultâneos nas cidades de todo o Brasil, sob organização da World Creativity Organization, empoderando protagonistas nas comunidades, dando voz a talentos locais, com acesso gratuito a conteúdos e experiências inspiradoras.Este ano, o festival alcança um marco histórico com a participação de 132 cidades brasileiras e a adesão de novos países como Quirguistão, Cazaquistão e Portugal. Mais de 150 mil pessoas em 19 países já foram impactadas por esta rede mundial, que promove a criatividade como ferramenta de desenvolvimento humano.
Programação
21 de abril (segunda-feira)
Local: ELIC (Cine Teatro)
8h às 12h e das 14h às 17h – Curso de Acriléx – Capacitação em artesanato, possibilitando geração de trabalho e renda para os participantes.
Local: Praça da Matriz
16h – Oficina de Kung Fu – Aula prática com técnicas da arte marcial.
22 de abril (terça-feira)
Local: Paço Municipal
08h30 – Abertura do evento
10h – Palestra: Ancestralidade e Economia Criativa, uma nova era!
11h – Processos Criativos Juninos – Como nasce uma quadrilha junina, da temática à apresentação.14h – Palestra: DAC – Desmistificando a Criatividade – A criatividade como ferramenta prática em qualquer área.
15h – Palestra: Inclusão Digital – Conectando Gerações e Transformando Vidas – Como a tecnologia pode melhorar o cotidiano familiar.
Local: BibliotecaLourival Baptista
14h – Oficina: Escrita de Terror – Dicas básicas – Como inserir elementos de investigação em contos de terror.15h – Palestra: Criatividade, Influência Digital e Consumo – Quem Cria Tendências?Local: Casa Cosmo
14h – Introdução ao crochê com materiais reciclados (técnica manual para criação de peças domésticas reutilizáveis”.
Local: Casa da Costura Dona Zil
10h – Oficina: Bordado Livre – Mistura criativa de bordado, crochê e pintura.
14h30 – Oficina: Crochê – Vivência criativa para iniciantes e experientes.
Local: Povoado Cabrita
8h30 – Oficina: Compostagem – Como transformar resíduos orgânicos em adubo.
Local: Paço Municipal
9h – Palestra: Como Desenvolver Talentos Criativos por meio de Cidades Inteligentes10h – Workshop: Do 0 à Inovação – Estratégias práticas para usar o ecossistema local como motor de inovação.11h – Palestra: Inovação Criativa – Transformando Ideias em Impacto.
Local: Casa Cosmo
8h às 12h – Oficina: Introdução à elaboração de projetos culturais – Metodologia básica de planejamento para projetos culturais.
Local: Casa Amarela
14h – Oficina: Autoconhecimento como ferramenta de inovação – Descoberta de pontos fortes individuais aplicados à inovação.14h15 – Palestra: Estamparia Manual e o Universo das Estampas – Aplicações, técnicas e mercado da estamparia.
Local: Biblioteca Lourival Baptista
15h30 – Palestra: A memória dos gostos – Reflexão sobre comida como expressão de autonomia e sonho, voltada para mulheres.
Local: Praça São Francisco
16h – Encerramento com Atração Cultural.
Por Érica Xavier
Fotos: Heitor Xavier