O encontro teve o intuito de realizar a integração entre os gestores municipais que compõem a Coordenação da Vigilância Sanitária de Sergipe
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, realizou o primeiro encontro de acolhimento aos coordenadores municipais das Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos. O evento ocorreu entre os dias 14 e 15 de abril, com o intuito de promover a integração entre os gestores municipais que compõem a Coordenação da Vigilância Sanitária de Sergipe (Covisa/SE).
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto, o acolhimento foi importante para aproximar os municípios e evidenciar a atuação da vigilância sanitária. “São gestores que acabaram de assumir a coordenação e, por isso, que o momento é fundamental para que sejam acolhidos e fortaleçam os serviços em suas cidades”, comenta.
A reunião foi dividida em dois dias, a fim de fortalecer o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária. No primeiro dia, contemplou os municípios das regiões de saúde que compõem a região de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro. No segundo dia, foram as regiões de Aracaju, Estância, Itabaiana e Lagarto.
Acolhimento
Para o agente da Vigilância Sanitária de Laranjeiras, Egnaldo Rosa, a promoção de capacitações para avançar na sua função é sempre bem-vinda. “O acolhimento e a capacitação contribuem para uma melhor performance em campo e quanto mais conteúdo, mais aprendizado iremos adquirir”, ressalta.
Para a diretora da Vigilância Sanitária do município de Rosário do Catete, Viviana Oliveira, o evento é de grande importância, pois abrange o conhecimento e a interação entre os representantes municipais. “Espero que tenha mais eventos de capacitação como esse que reúne o máximo de representantes possíveis, possibilitando abrir um espaço para discussão, onde tiramos dúvidas em conjunto e adquirimos ainda mais conhecimento para levar ao nosso município”, destaca.
Foto: Valter Sobrinho