Após um início de ano repleto de aprovações pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os resultados do Programa Pré-Universitário (PreUni) da Secretaria de Estado da Educação continuam trazendo celebrações de alunos com futuros cotados no ensino superior. Desde a chamada regular até a convocação dos primeiros excedentes, já são mais de 2.000 alunos aprovados em instituições federais de todo o país.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) divulgou, nesta semana, a primeira relação de candidatos que passaram da condição de excedentes para aprovados no Sisu 2025. A segunda relação de candidatos aprovados será publicada no dia 16 de maio.
Um desses aprovados é o aluno lagartense Edson Vitório Souza Santos, para uma vaga em medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o qual compartilha seu relato de preparação e dedicação para o tão sonhado curso. Sua trajetória no PreUni teve início no ano de 2021, enquanto cursava o 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Edson conta que, durante o ano de pandemia, era um desafio estudar e conciliar as atividades domésticas. Assim, buscou o programa para conseguir aperfeiçoar seus estudos e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com sua rotina de dedicação aos estudos, o estudante foi aprovado em odontologia na UFS, curso que ele decidiu seguir, a fim de ter maior contato com a área de saúde, com que sonhava há tanto tempo. Porém, após dois períodos, Edson decidiu trancar o curso e se dedicar completamente à aprovação no curso de medicina.
No ano de 2024, o aluno realizou a prova do Enem e foi aprovado no Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe pela chamada da primeira lista de excedentes. “É uma felicidade tremenda. Antes de receber o resultado minha expectativa já estava lá em cima, porque eu estava em primeiro lugar na lista. E foi um alívio muito grande quando a aprovação veio, porque eu já vinha estudando há muito tempo e era algo que eu queria muito”, profere.
Além de Edson, outros seis alunos foram aprovados no curso pela chamada regular. Um deles é Luís Eduardo Callafel, que também fez parte do Polo lagartense do Programa Pré-Universitário.
O gestor do Polo de Lagarto do PreUni, Clecio Santana, compartilha como é feita a preparação dos alunos na unidade que aprovou 140 alunos em instituições federais neste ano. “Nós trabalhamos muito a questão da recuperação dos conteúdos vistos no ensino médio, realizamos oficinas de matemática e redação. Além disso, temos uma parceria com a UFS, que oferece maior preparação a eles”, diz.
O Pré-Uni é considerado o maior curso preparatório do gênero no país e o que mais aprova no ensino superior do estado, com uma diversidade tanto de cursos quanto de instituições públicas e privadas do Brasil.
Para o ano de 2025, foram ofertadas mais de 4.400 vagas pelo programa, distribuídas entre 47 polos em 28 municípios de Sergipe. As vagas são destinadas a estudantes da 3ª série do ensino médio e a egressos da rede pública estadual.
“O programa oferece suporte psicológico para os alunos. Isso contribui muito com a estimulação deles. Contamos, também, com a socialização de alunos já aprovados, como forma de incentivo para aqueles que ainda estão cursando”, finaliza Clecio, destacando alguns diferenciais do programa no polo em que é gestor.
Foto: Ascom/Seed