A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, acompanhada do vice-prefeito e secretário de Comunicação Ricardo Marques, realizou uma reunião nesta terça-feira, 25, com a secretária de Saúde Débora Leite, a secretária do Meio Ambiente Emília Golzio e a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Fernanda Farine para discutir ações de melhorias acerca da situação dos animais que são abandonados na cidade.
A reunião teve como objetivo unir as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente para dar celeridade na busca de alternativas eficazes relacionadas ao cuidado e proteção dos animais que vivem nas ruas de Aracaju. Entre as ações definidas na reunião, estão a orientação à população sobre como resgatar animais, vacinação e castração. Além disso, a prefeitura pretende ampliar os serviços de castração e aumentar as fiscalizações de maus tratos.
De acordo com a prefeita Emília, a causa animal é uma prioridade da gestão e é necessário tomar providências para trazer bem-estar e saúde para os animais. “Essas questões que foram tratadas nesta reunião serviram para que a gestão, tome todas as providências necessárias para trazer o bem-estar e saúde para os animais e também para a população, já que isso também é uma questão de saúde pública. Então, aqui nós já temos algumas definições, inclusive de orientação à população, para quando alguém encontrar um animalzinho e resgatar levar para o local adequado. Também falamos sobre vacinação, castração dos animais e tudo isso está no nosso planejamento para ser colocado em prática”.
A secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio ressaltou a importância desse trabalho em conjunto entre as secretarias para dar mais agilidade em relação às ações de cuidado com os animais que são abandonados. “Essa reunião nos deu um norte na condução das ações que serão realizadas tanto pela secretaria do Meio Ambiente, quanto pela secretaria de Saúde para que a gente tivesse uma melhor comunicação relativa à causa animal, e para que ela sempre seja melhorada. Nosso objetivo é gente definir medidas para melhorar os serviços relacionados ao cuidado e proteção do animal”.
Débora Leite, secretária da pasta da Saúde, destacou a construção de um plano de ações que podem ser feitas na causa animal. “Nós nos somando para fazer um plano de ações, com ajuda mútua de profissionais da SMS e da SEMA para que possamos avançar e resolver essa situação”.
Foto: AAN